O Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda do mundo em valor de mercado, pode enfrentar novas quedas até o final de 2024, de acordo com o analista Benjamin Cowen. Em seu mais recente vídeo no YouTube, onde conta com mais de 811 mil seguidores, Cowen expressou preocupação com o desempenho da criptomoeda. Atualmente, o Ether está cerca de 40% abaixo de seu valor máximo em 2024, registrado em março.
No momento da redação desta matéria, o Ethereum está sendo negociado em torno de 0,04229 Bitcoin (BTC), ou US$ 2.377. Considerando os últimos sete dias, o preço da maior altcoin do mercado recuou mais de 8%, de acordo com dados do CoinGecko.
No início do ano, em março, a criptomoeda atingiu seu pico em US$ 4.100. Porém, Cowen acredita que o par ETH/BTC ainda pode sofrer uma desvalorização adicional de pelo menos 5%. Isso poderia fazer com que o Ethereum caísse para um valor inferior a 0,04 BTC.
De acordo com o analista, o comportamento atual do Ethereum é uma repetição de padrões observados anteriormente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Quando olho para o gráfico, vejo que o Ethereum/Bitcoin provavelmente formará um fundo entre agora e o final do ano. É possível que isso já tenha acontecido, mas ainda acredito que ele possa cair abaixo de 0,04 BTC”, afirma Cowen.
Análise pessimista para o Ethereum
O analista lembra que o par ETH/BTC já passou por momentos semelhantes em outros anos.
“O Ethereum/Bitcoin já rompeu três vezes na sua história: uma vez em 2016, outra em 2019, e mais uma vez agora, em 2024”, explicou. Nas duas ocasiões anteriores, o rompimento resultou em quedas significativas no valor do ETH em relação ao dólar.
Conforme observou Cowen, em 2016 e 2019, o Ethereum sofreu quedas de 70% quando o par ETH/BTC rompeu para baixo.
“Nas últimas duas vezes em que o Ethereum/Bitcoin caiu, em 2016 e 2019, o ETH caiu 70%. Antes da pandemia, a queda foi de cerca de 68%. E em 2024, o Ethereum/Bitcoin também rompeu para baixo. Se considerarmos mais uma queda de 70%, o valor do ETH poderia chegar a algo em torno de 1.200 dólares”, acrescentou.