O Bitcoin (BTC) caminha para encerrar a semana no vermelho após duas semanas de ganhos. E as altcoins – criptomoedas alternativas ao BTC – seguem o mesmo caminho. Apesar disso, um especialista de cripto crê que o terceiro trimestre deste ano, ou seja, de julho a setembro, será uma “altseason”: uma temporada de altcoins.
“Existem sinais de altseason do terceiro trimestre”, disse Gordon Grant, diretor administrativo de negociação da Genesis Trading, ao The Block. “Se você olhar para os proxies de risco que tendem a guiar quando as altcoins vão bem, um inclui o Nasdaq, que está voltando ao seu recorde histórico. As altcoins vão bem quando o Nasdaq está subindo”.
O Nasdaq-100 é um índice de bolsa, que reúne 100 das maiores empresas não financeiras da bolsa eletrônica norte-americana NASDAQ. Desde o início de 2023, o índice já subiu 38% e está agora em cerca de 14.000 pontos. Esta pontuação está próxima do recorde histórico de 15.498 pontos registrado em abril de 2021.
Altseason, temporada de altcoins
Um aspecto que pode corroborar essa previsão otimista para as altcoins é o domínio do Bitcoin. Desde que a Ripple obteve uma vitória parcial – mas muito importante – em seu caso contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), o domínio do Bitcoin caiu para menos de 50%.
Isso quer dizer que as altcoins estão ganhando espaço. A própria XRP acumulou uma alta de 80% logo após a vitória. Outros tokens que haviam sido classificados como valores mobiliários pela SEC também subiram como Solana (SOL), Cardano (ADA) e Polygon (MATIC).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
De acordo com os dados do TradingView, o domínio do Bitcoin é atualmente de 49% – abaixo da alta de 52% em 29 de junho. E, segundo a CryptoQuant, essa queda no domínio do mercado de Bitcoin sinaliza um potencial início da temporada de altcoins. Um relatório recente da empresa também aponta para a chegada de uma “altseason”:
“O declínio no domínio do valor de mercado do Bitcoin sugere que a temporada de altcoin pode ter começado”, afirma o relatório.