Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Esperança

Alta dos juros nos EUA pode impulsionar valorização do Bitcoin, diz analista

  • Por Luciano Rocha
  • - 23/12/2021
  • às 06:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Alta dos juros nos EUA pode impulsionar valorização do Bitcoin, diz analista
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Durante as últimas semanas, o preço do Bitcoin (BTC) sofreu com os temores de que o banco central dos Estados Unidos (Fed) aumentaria a taxa de juros. Nesse sentido, a criptomoeda, como outros ativos de risco, poderia sofrer com a volatilidade do mercado.

Entretanto, o analista Caleb Franzen emitiu uma opinião diferente desse consenso. Para ele, a criptomoeda e as taxas de juros dos EUA já estão diretamente conectados. Com isso, um aumento nos juros pode acabar impulsionando um novo rali de alta.

Publicidade

Quebrando o senso comum

A princípio, Franzen esclarece que a relação entre as taxas de juros e ativos de risco é, de fato, inversamente proporcional. Segundo ele, quando os juros dos títulos de 10 anos do governo norte-americano sobem, a bolsa tende a cair. Da mesma forma, a queda dos juros beneficia as ações.

Portanto, o BTC, na qualidade de ativo de risco (segundo a visão de mercado), seguiria este mesmo padrão. Mas Franzen mostra que a criptomoeda está começando a se comportar não como um ativo de risco, mas sim de proteção.

Por isso, o BTC não estaria mais sendo influenciado pela taxa de juros dos EUA, como ocorre nas bolsas de valores. De fato, o analista revelou que a criptomoeda e as taxas de juros estão cada vez mais interligadas.

Publicidade

“A correlação entre o Bitcoin (velas) e títulos do Tesouro de 10 anos (linha azul) desde meados de 2020 é estranha. Perfeita sobreposição e essas relações quantitativas não estão sendo discutidas. Para a tendência de alta continuar, as taxas precisarão subir ainda mais?”, questionou.

The correlation between #Bitcoin (candles) & 10-year Treasuries (teal) since mid-2020 is uncanny. Perfect overlap and these quantitative relationships aren't being discussed. For the bull run to continue, will rates need to rise further? pic.twitter.com/EvaKCs4SQL

— Caleb Franzen (@CalebFranzen) December 10, 2021

Ainda de acordo com o analista, esta correlação é única e não existe em nenhum outro ativo de risco. O fato, destaca Franzen, é que os juros baixos foram positivos para o BTC. Mas com a normalização das taxas a partir de 2022, o analista destaca que a inflação deve ser o novo fator de alta em 2022.

Publicidade

Alta de preços definirá tendência do BTC

Portanto, se não há correlação entre o BTC e a taxa de juros, a criptomoeda não está mais sendo vista como um ativo de risco, mas sim como ativo de proteção. Para Franzen, um ativo contra a inflação, que atingiu recordes nos EUA em 2021.

Esses recordes, por sua vez, estão forçando o Fed a elevar os juros para conter a alta nos preços. Mas, ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas passam a adotar o BTC como reserva de valor.

Conforme visto anteriormente, aumentos na taxa de juros levam à venda de ativos de risco, como bolsa. Este dinheiro, por sua vez, é direcionado em busca por ativos de proteção. Neste cenário, o BTC pode receber parte desses influxos de liquidez em busca de proteção.

Publicidade

Apesar de soar estranho, cada vez mais pessoas utilizam o BTC como proteção, sobretudo em países mais pobres. Se esta realidade também ocorrer nos EUA, a alta demanda combinada com a escassez do BTC pode fazer os preços explodirem.

“Mais do que qualquer outra coisa, isso pode ser uma prova que o Bitcoin está funcionando como uma cobertura contra a inflação. Se a inflação continua a aumentar em 2022, as ações antecipadas pelo Fed para acelerar o processo de cônicas e levantamento provavelmente farão com que as taxas se movam mais alto”.

Contudo, Franzen alerta que essas são apenas conjecturas. Afinal, não há como saber quando (ou se) o Fed aumentará os juros, nem de quanto será este aumento. Mas a relação entre o BTC e os títulos de 10 anos provavelmente será um dos fatores de atenção para 2022.

Publicidade

Leia também: Agência de mídia estatal da China emitirá NFTs apesar das restrições

Leia também: Análise Bitcoin: BTC da sinal de vida após semanas em baixa

Leia também: Veja quatro maiores decepções (e um golpe) no mercado de criptomoedas em 2021

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.