A Canada Revenue Agency (CRA), agência de impostos do país, anunciou que passará a fazer auditoria em investidores em criptoativos. A notícia foi divulgada pelo portal Finance Magnates nesta quarta-feira, 06 de março.
De acordo com um relatório da Forbes, a CRA está enviando questionários aos contribuintes canadenses nos quais solicita dados sobre seu envolvimento no investimento em criptoativos nos últimos anos. A seção do questionário relacionada a esses ativos tem 13 páginas e 54 questões.
De acordo com a própria agência, a medida visa aprimorar a capacidade de monitoramento desse tipo de investimento.
“Para cumprir esses compromissos, a CRA estabeleceu uma unidade de criptomoeda dedicada em 2017 para construir inteligência e realizar auditorias focadas em riscos relacionados às criptomoedas”, disse a CRA à Forbes.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Esta unidade aprimorou a capacidade da CRA de monitorar e reforçar a conformidade em áreas de risco emergente, incluindo o ecossistema de criptomoedas. Atualmente, existem mais de 60 auditorias ativas relacionadas às criptomoedas.”
Apertando o cerco
A publicação detalhou que a CRA está buscando respostas sobre a origem dos investimentos e se os investidores estão usando “serviços de mistura em criptomoedas”.
A agência também está investigando se os investidores estão usando serviços como ShapeShift ou Changelly para comprar ou vender criptomoedas, uma vez que negociações nessas plataformas podem ser conduzidas sem revelar qualquer identidade, dificultando a identificação dos investidores.
A CRA foi uma das primeiras agências de impostos a cobrar impostos sobre renda relacionada aos criptoativos, mantendo essa cobrança desde 2013. Ela já monitora as atividades de negociação nas exchanges registradas no Canadá.
“Os esforços intensificados da CRA neste espaço resultam diretamente de sua Estratégia de Economia Paralela mais ampla, que inclui um compromisso de monitorar plataformas emergentes e novos modelos de negócios, com um foco especial na economia de compartilhamento e moedas digitais”, acrescentou a agência.
Prazo final para apresentação de declaração fiscal
A pressão da agência para divulgar todos os rendimentos relacionados aos criptoativos veio com a aproximação do prazo final de declaração de imposto de renda dos contribuintes. Os canadenses assalariados devem apresentar declarações fiscais até o dia 30 de abril, enquanto o prazo para os contribuintes autônomos é até 15 de junho.
“A CRA também está empenhada em ajudar os contribuintes a entenderem suas obrigações fiscais ao usar moedas digitais, e lembrá-los de que usá-las não isenta os consumidores de suas obrigações fiscais. Publicamos material educacional em nosso site sobre o tratamento fiscal de negociação com moedas digitais”, concluiu a CRA.
Alívio para os contribuintes dos EUA
Enquanto isso, nos Estados Unidos, as empresas de criptoativos estão integrando tecnologias para facilitar o processo de declarar receitas, enquanto apresentam declarações de impostos.
A Coinbase, em janeiro, integrou o TurboTax, software de depósito de impostos da Intuit Consumer Tax Group, em sua plataforma para permitir que seus clientes profissionais e de varejo enviassem diretamente suas transações, ganhos e perdas para a declaração de impostos.
A empresa de auditoria Ernst & Young também entrou no setor com o recente lançamento de uma ferramenta para facilitar cálculos contábeis e tributários para transações de criptoativos para investidores institucionais e de varejo.
Leia também: Receita Federal divulga regras para declaração do Imposto de Renda; Saiba como declarar criptoativos em 2019