Conforme noticiou o CriptoFácil, a exchange indiana WazirX começou a devolver o dinheiro dos seus clientes na semana passada. No entanto, essa devolução afetou apenas os saldos em rúpia indiana, já que a exchange ainda não recuperou as criptomoedas roubadas.
E para piorar a situação, consultores jurídicos da exchange acham “extremamente improvável” que os clientes da WazirX recebam suas criptomoedas por meio do processo de reestruturação. Foi isso que eles afirmaram em uma conferência para jornalistas realizada nesta segunda-feira (02)
Durante a conferência, que contava com o cofundador da WazirX Nischal Shetty, os consultores disseram que os clientes provavelmente perderão cerca de 43% do dinheiro que tinham na WazirX. Ou seja, o melhor cenário é um retorno de algo entre 55% e 57% dos fundos.
A exchange sofreu um grande ataque no final de julho, onde hackers roubaram US$ 230 milhões em criptomoedas. De acordo com dados da WazirX, a maior parte dos roubos foi de Ethereum (ETH) e outros tokens ERC-20.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Julgamento de reestruturação da WazirX começa
Na terça-feira (03), o Tribunal Superior de Cingapura ouvirá o pedido da WazirX por seis meses de proteção enquanto ela reestrutura seus passivos. O pedido funciona como uma recuperação judicial e protege a empresa contra eventuais processos feitos por ex-clientes que perderam seus fundos.
O ataque de julho resultou na perda de cerca de 45% dos fundos dos clientes. Por isso, a exchange afirmou que não deve conseguir devolver todos os valores, mas que vai esclarecer os detalhes nos próximos dias.
“Vocês não estão em posição de ver isso hoje porque estamos em negociação, em fase de ideação. Nas próximas semanas, será mais fácil e claro em cada estágio onde podemos preencher a lacuna”, disse Shetty.
Jason Kardachi, diretor administrativo da Kroll, empresa de reestruturação que cuida do caso da WazirX, disse que os números podem mudar caso a exchange recupere as criptomoedas roubadas.
“Em termos de criptomoedas, é extremamente improvável que possamos devolver os fundos. Então, quaisquer lucros que gerarmos ou contribuições de terceiros podem ajudar a melhorar a recuperação. Mas não acho realista pensar que poderíamos devolver 100% dos fundos, quando a empresa perdeu cerca de metade de suas criptomoedas com o ataque”, explicou.
Se o mercado de criptomoedas melhorar, os clientes podem recuperar mais de seus investimentos em termos de dólares, disse Kardachi. A lucratividade melhorada ou as entradas de caixa provavelmente não preencherão a lacuna, disse ele.
A disputa de propriedade da exchange com a Binance, também figura no cálculo. Shetty e os consultores jurídicos disseram que restrições de confidencialidade os impedem de dizer qualquer coisa sobre essa disputa.
Mesmo assim, “55% dos fundos podem ser disponibilizados antes que a disputa de propriedade com a Binance seja resolvida”, disse Kardachi.