Início » Últimas Notícias » Adoção do Bitcoin por El Salvador fracassou, diz pesquisa dos EUA
Economia

Adoção do Bitcoin por El Salvador fracassou, diz pesquisa dos EUA

Adoção do Bitcoin por El Salvador fracassou, diz pesquisa dos EUA
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Um levantamento recente conduzido pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica dos Estados Unidos concluiu que a adoção de Bitcoin (BTC) como moeda legal em El Salvador fracassou.

Isso porque, segundo a pesquisa, apenas 20% dos entrevistados salvadorenhos afirmaram que continuam usando a carteira de BTC criada pelo governo, a Chivo.

Publicidade

Conforme noticiou a Bloomberg nesta terça-feira (26), a pesquisa foi realizada em parceria com a empresa Cid Gallup. O objetivo do levantamento era entender como está a aceitação da criptomoeda no primeiro país a dar curso legal e ela.

Como resultado, a pesquisa descobriu que muitos salvadorenhos deixaram de usar a carteira Chivo. Vale destacar que o governo de Nayib Bukele distribuiu o equivalente a US$ 30 em Bitcoin em setembro do ano passado para quem baixasse o aplicativo da carteira.

A estratégia visava fomentar o uso da moeda digital no país. E foi justamente naquele mês que a maioria dos downloads ocorreu.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Contudo, segundo a pesquisa, isso não foi o suficiente para fazer com que os salvadorenhos continuassem usando a Chivo.

Uso de Bitcoin em El Salvador

Enquanto isso, os “poucos” usuários da carteira, segundo a pesquisa, usam-na para remessas, impostos e compras diárias.

“A razão mais importante para não baixar o aplicativo, condicionada ao conhecimento, é que os usuários preferem usar dinheiro, o que foi seguido por problemas de confiança. Os entrevistados não confiavam no sistema ou no próprio Bitcoin”, disse o estudo. 

Os pesquisadores também disseram que não encontraram evidências de que a carteira Chivo esteja sendo usada para pagar impostos e remessas em escala significativa como Bukele havia afirmado que aconteceria. Em 2022, apenas 1,6% das remessas foram enviadas por meio de carteiras digitais na nação.

Publicidade

Já entre as empresas, 20% relataram que estão aceitando pagamentos em Bitcoin. Sendo que a maioria das que aceitam são grandes empresas.

Ainda de acordo com o estudo, em média, 5% de todas as vendas foram em Bitcoin. Mesmo assim, a maioria das transações foi convertida em dólares.

As empresas realizaram entrevistas pessoais com adultos em 1.800 domicílios em El Salvador em fevereiro de 2022. A pesquisa tem uma margem de erro de 2%. 

Publicidade

El Salvador vs. FMI e EUA

Vale destacar que a iniciativa de El Salvador de adotar o BTC vem sendo acompanhada de perto principalmente pelos EUA e pelo Fundo Monetário Internacional.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, em fevereiro, um grupo de senadores dos EUA apresentou uma legislação focada em descrever o uso do BTC pelos salvadorenhos.

Na época, Bukele disse que El Salvador não era colônia dos EUA. Portanto, o país norte-americano não deve se intrometer nas decisões salvadorenhas.

Publicidade

Antes disso, em janeiro, o conselho executivo do FMI recomendou que El Salvador abandonasse o Bitcoin como moeda legal. Para os membros do conselho, a criptomoeda apresenta riscos financeiros e passivos criados.

Em seguida, o governo salvadorenho relançou a carteira Chivo e anunciou a implementação de 1.500 caixas eletrônicos de Bitcoin. 

Leia também: Fidelity oferecerá inclusão de Bitcoin em planos de aposentadoria

Publicidade

Leia também: Exchange de criptomoedas Ripio se associa à ABCripto

Leia também: Ronaldinho Gaúcho entra na Web3 com lançamento do token $RON

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário