A Binance Research, ramo de pesquisa da Binance, compartilhou nesta semana, por meio da seu Twitter, um estudo sobre o aumento no uso de serviços financeiros descentralizados – empréstimos e serviços do tipo.
Decentralized Finance has steadily gained adoption since a year ago, with around 500 million $USD locked across all #DeFi products. @MakerDAO remains the largest with a whopping 290.1 million USD locked in value.
Are we finally starting to see adoption from traditional finance? pic.twitter.com/c2JYy1wHpb
— Binance Research (@BinanceResearch) July 24, 2019
“O ramo de finanças descentralizadas ganhou uma adoção crescente desde o ano passado, com cerca de US$500 milhões gastos em produtos do setor. A Maker DAO foi a que mais recebeu fundos, com US$290,1 milhões gastos nela.”
De acordo com o estudo, o ramo das finanças descentralizadas é uma das maiores aplicações da rede Ethereum. Embora a iniciativa de Finanças Abertas seja, por sua natureza, agnóstica em relação a plataformas, as aplicações voltadas às finanças descentralizadas são quase exclusivamente desenvolvidas e utilizadas na blockchain Ethereum. Outra grande “potência” dentro deste ramo é a Dai, uma stablecoin criada no ecossistema Maker.
Os protocolos e plataformas de empréstimos oferecem diferentes iniciativas, como a habilidade de inserir capital para utilizar e obter juros, oportunidades de arbitragem em plataformas, direitos de governança, dentre outras funções.
Os protocolos descentralizados oferecem vantagens promissoras sobre produtos financeiros tradicionais de acordo com o estudo, como maior transparência, facilidade de acesso, velocidade, resistência à censura e imutabilidade.
Entretanto, tendo em vista a natureza experimental deste setor nascente, as funções de custódia acabam sendo menos vantajosas do que aquelas do setor tradicional. Risco tecnológico (por conta dos contratos inteligentes) e baixa liquidez.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Apesar de nascente, o ramo de serviços financeiros descentralizados oferece propostas de valor interessantes, das quais indivíduos e instituições podem aproveitar e conquistar a liberdade de modelos de crédito ultrapassados.
Embora seja difícil determinar quais plataformas e protocolos terão maior usabilidade a longo prazo, as ferramentas lançadas fornecem diversas “alavancas” descentralizadas para chegar até o capital, juntamente com ferramentas mais fáceis de utilizar no campo das finanças descentralizadas.
Leia também: Binance publica análise aprofundada sobre criptomoeda do Facebook