Enquanto o preço do Bitcoin (BTC) enfrenta queda, os fundamentos da rede apresentam crescimentos sólidos. O principal deles é a Lightning Network (LN), que de acordo com a Glassnode cresceu sua capacidade em 200% neste ano.
Ou seja, a LN praticamente triplicou seu tamanho desde de 1 de janeiro. Em seu último relatório, a Glassnode destaca que a rede cresceu em número de pagamentos e total de BTC armazenados.
Atualmente, os nós da LN possuem uma capacidade total de 3.174 capacidade de BTC, acima dos 1060 BTC registrados em 1 de janeiro de 2021. Por outro lado, o número de canais de pagamento quase dobrou, saindo de 37 mil para pouco mais de 80 mil no mesmo período.
El Salvador impulsiona demanda
A LN é uma das tecnologias mais promissoras que visa solucionar problemas de escalabilidade no BTC. Com ela, a rede terá capacidade para realizar uma maior quantidade de transações, bem como reduzir os custos das taxas.
Seu crescimento coincidiu com o ano em que o BTC renovou suas máximas históricas, evidenciando o aumento no uso da rede. Adicionalmente, 2021 foi o ano que revelou ao mundo El Salvador, o primeiro país a adotar a criptomoeda como moeda oficial.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Depois de adotar o BTC como moeda legal, o país lançou a Chivo, carteira que utiliza a LN para executar transações rápidas. A Strike, outra carteira que possui suporte para a LN, também cresceu no país e ajudou a elevar os números.
No mês de setembro, data que o BTC ganhou curso legal no país, o uso global da LN cresceu 11.000%. A maior parte deste uso veio de El Salvador e suas carteiras, que responderam por 92% de todas as transações de BTC com LN em setembro.
Em suma, o país tem mostrado que a LN está se tornando viável em larga escala. Antes da adoção da Ley Bitcoin, a rede era utilizada apenas em formato de testes ou então por alguns poucos entusiastas. Agora, mais de 6,5 milhões de pessoas realizam uso frequente da LN, que, até o momento, tem obtido sucesso em atender esta demanda.
Brasil e salários na LN
Mas se engana quem pensa que todo esse crescimento veio apenas de El Salvador. O Brasil, por exemplo, atingiu o posto de segundo país no mundo com mais usuários da LN também em setembro.
Conforme noticiou o CriptoFácil, o Brasil ficou atrás apenas de El Salvador na quantidade de transações realizadas. Entre os países que não adotam o BTC como moeda, o Brasil lidera o ranking. Cerca de 39% de todas as transações via LN realizadas em setembro foram por brasileiros.
Geralmente, a LN é recomendada para transações de baixo valor, devido ao seu caráter experimental. No entanto, este mês a Bitwage fez história ao processar os primeiros pagamentos de salário em BTC utilizando a rede de segunda camada.
Leia também: Ubisoft lança NFTs na Blockchain da Tezos; token XTZ sobe 40%
Leia também: Shiba Inu (SHIB) agora é aceito pela plataforma de reservas de viagens apoiada pela Binance
Leia também: Metaverso apoiado pela Binance e inspirado em Pokémon anuncia venda de terrenos