Adam Back, renomado membro da comunidade cripto, trouxe à luz uma série de e-mails nunca antes vistos entre ele e o misterioso criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Essa revelação histórica ocorreu durante o julgamento envolvendo o empresário Craig Wright, que alega ser Nakamoto, e a Cryptocurrency Open Patent Alliance (COPA).
Os e-mails, datados de 2008, foram trocados meses antes do lançamento oficial do Bitcoin, programado para 3 de janeiro de 2009. Neles, Nakamoto discutiu com Back sobre conceitos fundamentais que viriam a definir o Bitcoin, incluindo referências ao Hashcash, um protocolo criado por Back em 1997 e que serviu como base para o mecanismo de Proof-of-work (PoW) do Bitcoin.
Em um dos e-mails revelados durante o julgamento, Nakamoto mencionou sua intenção de publicar um artigo referenciando o trabalho de Back sobre Hashcash, indicando uma nova aplicação para a PoW baseada em hash no contexto do dinheiro eletrônico.
“Estou me preparando para publicar um artigo que faz referência ao seu post sobre Hashcash e queria ter certeza de que entendi a citação correta. (…) Acho que você achará interessante, pois encontra um novo uso para o pow baseada em hash como uma forma de fazer o dinheiro eletrônico funcionar”, disse Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, em e-mail a Adam Back.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Satoshi Nakamoto
Mais surpreendente ainda foi a definição inicial de Bitcoin apresentada por Nakamoto a Back, destacando sua visão de um sistema de dinheiro eletrônico descentralizado, capaz de permitir transações online diretas, sem a necessidade de intermediários financeiros.
Outros e-mails revelaram a troca de informações entre Nakamoto e Back sobre trabalhos relacionados, como o artigo “B-money” de Wei Dei, enfatizando a interação entre os principais contribuintes para o desenvolvimento das tecnologias precursoras do Bitcoin.
Essa série de correspondências, até então desconhecidas pelo público, lança luz sobre o papel de Back no desenvolvimento indireto do Bitcoin e reforça a crescente evidência de que Craig Wright não é o verdadeiro Satoshi Nakamoto.
Ao testemunhar durante o julgamento, Back compartilhou que só voltou a se deparar com o Bitcoin no final de 2012, quando entrou na indústria. Confira os e-mails abaixo
E-mail 1:
E-mail 2:
E-mail 3:
E-mail 4:
E-mail 5: