De acordo com o portal de notícias CoinDesk, a startup norte-americana Abra anunciou nesta quarta-feira, 06 de fevereiro, a adição de um novo recurso ao seu aplicativo baseado em blockchain que permitirá que usuários em todo o mundo possam comprar frações de instrumentos tradicionais de investimento, como ações e ETFs.
Ao anunciar a notícia, a Abra disse que o aplicativo utilizará as tecnologias blockchain e contratos inteligentes do Bitcoin para permitir investimentos fracionários em ações, fundos negociados em bolsa (ETFs). O aplicativo, uma espécie de Uber das remessas de dinheiro, já oferece investimentos em 50 moedas fiduciárias e mais de 30 criptomoedas.
“Assim como os consumidores podem ter uma fração de Bitcoin, eles podem usar o Abra em breve para possuir frações de ações de alto preço e ETFs”, disse a empresa.
O recurso será disponibilizado para investidores em mais de 155 países. Como forma de incentivo aos clientes, a Abra oferecerá taxas zero de negociação para o restante de 2019 em investimentos em ações e ETFs, disse a empresa. O investimento mínimo é de US$ 5. Os usuários interessados podem se inscrever no site da empresa para entrar na fila dos que terão acesso antecipado.
Para o lançamento inicial, a startup disse que oferecerá 50 novos ativos de investimento, incluindo ações de grandes empresas como Facebook, Apple, Amazon, Google, Netflix; commodities como SPDR Gold Trust, focado em ouro; ETFs como o Vanguard Growth e o S&P 500; e índices como o Russell 2000.
O aplicativo não tem custódia, o que significa que a Abra não armazena ou tem acesso a fundos de usuários. Em vez disso, eles são armazenados na blockchain do Bitcoin, tornando as transações “mais seguras e privadas do que os bancos de dados centralizados usados pela maioria das exchanges e carteiras de criptomoedas”, disse a empresa.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Usando um sistema baseado em blockchain e contratos inteligentes, a Abra indexa o valor de “qualquer coisa com um preço confiável” ao preço do Bitcoin, explicou. O CEO da empresa, Bill Barhydt, disse:
“Estamos construindo produtos de investimento apoiados no Bitcoin porque, pela primeira vez, podemos realmente democratizar o acesso a oportunidades de investimento em escala global. Não importa onde você mora ou quanto você ganha, Com a Abra será possível fazer investimentos e participar do mercado de capitais.”
Fundada em 2014, a Abra conta com investidores notáveis, incluindo a American Express Ventures, a Foxconn Technology Group, a Arbor Ventures, entre outras. Em 2017, a empresa participou do programa Planet of the Apps, reality show criado pela Apple Music que leva startups a se encontrarem com mentores famosos ao estilo Shark Tank. Na ocasião, a empresa recebeu mentoria da atriz Gwyneth Paltrow.
Em outubro, a empresa lançou um novo token com o objetivo de oferecer aos investidores uma maior exposição ao mercado de criptomoedas. O token funciona como cotas de um fundo: monitora as 10 principais criptomoedas por capitalização de mercado e, essencialmente, permite que os investidores invistam em todos os dez ao mesmo tempo.
Leia também: Cboe reenvia proposta de ETF de Bitcoin para aprovação da SEC