A plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) Aave (AAVE) está a beira de uma transformação significativa. Isso porque a equipe do protocolo está se preparando para a emissão de sua própria stablecoin na rede principal Ethereum, caso a votação da comunidade aprove a iniciativa.
A introdução do GHO na rede Ethereum é um movimento aguardado com antecipação, e depende da vontade expressa pela comunidade através de votação.
De acordo com informações disponíveis no site oficial da Aave, a votação foi iniciada em 10 de julho e será encerrada no dia 14 de julho, às 09:40 UTC. A participação tem sido notável, com 714.263 tokens de governança AAVE sendo usados para votar a favor da proposta, e apenas 10 AAVE contra.
A proposta é facilitada pelo Aave V3 Ethereum Pool Facilitator e FlashMinter. A integração do primeiro facilitará os depositantes a pedirem empréstimos GHO em troca de seus Ether (ETH) depositados na plataforma.
Já o FlashMinter permitirá o acesso a “empréstimos flash” da Aave, possibilitando a obtenção de empréstimos stablecoin.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Stablecoin da Aave
Se aprovada a proposta, a stablecoin GHO, que tem circulado na rede de teste Ethereum desde agosto de 2022, fará a transição para a mainnet Ethereum. Este desenvolvimento é resultado de um processo extensivo que envolveu discussão da comunidade e diversas fases do processo de governança do Aave DAO.
A Aave esclareceu que, após a aprovação, os usuários Aave V3 no Ethereum poderão começar a criar unidades da stablecoin GHO contra seus depósitos de ETH, a uma taxa de juros anual de 1,5%.
Além disso, a chegada da stablecoin GHO permitirá que empréstimos se tornem mais competitivos, além de gerar renda adicional para a AaveDAO.
Os desenvolvedores adicionaram que a AaveDAO poderá ajustar a taxa de juros da stablecoin conforme necessário ao longo do tempo, através de um processo de governança, e será responsável pela administração da estrutura financeira do GHO de forma descentralizada.
Esse movimento representa a conclusão de um processo iniciado há um ano, quando a Aave propôs a criação de sua própria stablecoin, respaldada pelo dólar americano e com garantia de vários ativos colaterais.
A stablecoin GHO funcionará de maneira similar à DAI, emitida pelo protocolo MakerDAO. Os usuários cedem um ativo como garantia para emitir uma quantidade específica de criptomoedas, recebidas como empréstimo. Quando a dívida é paga, os GHOs emprestados são queimados e os juros são direcionados para o tesouro da AaveDAO.