Ir para o conteúdo
  • CriptoBíblia
  • Bitcoin 101
  • Blockchain 101
  • Ethereum 101
Menu
  • CriptoBíblia
  • Bitcoin 101
  • Blockchain 101
  • Ethereum 101
Facebook-f Instagram Youtube Twitter Linkedin-in
Logo CriptoFácil
  • Últimas Notícias
  • Educação
  • Mercado
  • Bitcoin Sem Medo
  • Contato
Menu
  • Últimas Notícias
  • Educação
  • Mercado
  • Bitcoin Sem Medo
  • Contato
Pesquisar
Fechar
braziliex_170
Bitcoin (BTC)
Litecoin (LTC)
Ethereum (ETH)
Ripple (XRP)
Bitcoin Cash(BCH)
ZCash (ZEC)
Dash (DASH)
Tether (USDT)
TrueUSD (TUSD)

A mineração de Bitcoin nunca esteve tão poderosa e concorrida

  • Eleandro Pavanatti Por Eleandro Pavanatti
  • - 10 de maio de 2017
  • às 07:00
  • - Notícias
A mineração de Bitcoin nunca esteve tão poderosa e concorrida
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A mineração de bitcoin teve um crescimento maciço com muitos participantes e pools (ou piscinas) competindo para processar as transações, para que eles possam ganhar cada vez mais bitcoins e assim lucrarem ainda mais.

O processo de mineração se profissionalizou tanto. No início era feito por indivíduos em seus computadores em casa. Agora evoluiu para incríveis datacenters e instalações gigantescas, espalhadas pelo mundo todo. A mineração de bitcoin já faturou mais de U$ 2 Bilhões.

Mineração do Bitcoin x Hashrate

A cerca de um ano, o hashrate de mineração do bitcoin entrou na era dos exahash (bilhão de GH/s), como pudemos ver na rede que processou seu primeiro exahash por segundo, foi por volta de janeiro do ano passado. Agora o hashrate coletivo (que é a soma de todos os hashrates dos mineradores) é superior a quatro exahash por segundo. Ou seja, alcançou mais de 4 bilhões de GH/s, inclusive assim superando a capacidade do mais poderoso supercomputador do mundo.

Mineração

Usando os dados fornecidos pelo blockchain.info para as medições de hashrate, podemos ver que o primeiro pico superior a 4 exahashs/s ocorreu no mês passado, mas agora é constante. E na última semana se tornou comum picos superiores aos de março.

E o que importa

Primeiramente aumenta a capacidade coletiva de processamento pois um exahash resolve 10^18 hashes por segundo. Segundo, a tecnologia para tal capacidade de processamento é chamada de “computação exascale” (exascale computing), e estudos mostram que esta tecnologia crescerá exponencialmente em 2018. A rede do Bitcoin se tornou uma dessas tecnologias quando ultrapassou 1,5 exahashes por segundo, lá em meados de 2016.

O crescimento das pools e a introdução de novos chips de mineração, levaram muitas pessoas a acreditarem e justificarem que o Bitcoin é a rede computacional mais segura da história.

Pra que tanto poder de mineração

Teoricamente a ascensão do bitcoin em relação às moedas fiat ajudou a empurrar a mineração para novos patamares durante o ano passado. De acordo com as estatísticas, a receita de mineração é a mais alta do que nunca, já que os mineiros acumulam recompensas e taxas de mineração. No entanto, a dificuldade da rede também é extremamente alta, tornando difícil para mineiros amadores ou sozinhos possam lucrar sem entrar em uma pool.

Para aqueles que não sabem a dificuldade de rede do bitcoin nada mais é que, uma medida de quão difícil é para as mineradoras encontrarem um hash abaixo do alvo indicado.

Piscinas (pools) de mineração sempre foram ativas e influentes. Muitos anos atrás algumas pools dominavam o mercado e ditavam a velocidade, além de terem os maiores lucros. Vale lembrar que durante o inverno de 2014, a pool de mineração conhecida como Ghash chegou a possuir cerca de 51% da distribuição de hashrate da rede.

No entanto, em 2017 nunca houveram tantas pools. Existem atualmente cerca de 22 pools comandando a maior parte do poder de mineração. E nenhuma delas tem mais de 20 por cento da distribuição do hashrate, e são apenas seis pools significativamente maiores em comparação com as restantes.

Comparando com as altcoins

Olhando para o todo esse hashrate em comparação com outras altcoins que usam o sistema proof-of-work (PoW), podemos ver que o poder de processamento da rede do Bitcoin é extremamente maior. Para servir como base, o hashrate da rede do Litecoin por exemplo é de 5.6mil GH/s, o do Ethereum é de cerca de 23mil GH/s, e o Dash é de 1.2mil GH/s aproximadamente.

Existem outras altcoins mais simples de minerar como já ensinamos aqui. Porém essas criptomoedas atualmente não têm muito valor, seria minerar para guardar, esperar e torcer por uma valorização.

Já o poder de processamento da rede do Bitcoin é muito maior do que as três redes dessas altcoins combinadas. Isso acaba tornando o “livro-registro” (ledger) do Bitcoin não somente o mais longo do mundo, mas também o Blockchain mais seguro disponível hoje.

O que você acha disso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)

BitcoinTrade: Negocie suas criptomoedas com segurança, liquidez e agilidade!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora, inclusive aos finais de semana! Baixe o nosso App e aproveite! Acesse: www.bitcointrade.com.br
  • # Bitcoin, Criptomoedas, Mineração

NEWSLETTER CRIPTOFÁCIL

Receba em seu e-mail, de graça, as principais notícias e informações sobre o mercado e também ofertas do CriptoFácil e seus parceiros.

VEJA TAMBÉM:

Obra original de Banksy é queimada e vira NFT

Obra original de Banksy é queimada e vira NFT

Mudou de ideia? Franquia de Mark Cuban na NBA aceita Dogecoin

Mudou de ideia? Franquia de Mark Cuban na NBA aceita Dogecoin

Lista chinesa revela 17 bilionários das criptomoedas

Lista chinesa revela 17 bilionários das criptomoedas

Últimas Notícias

Não sabe o que são NFTs? Entenda de uma vez por todas

Par de meias vira token e já vale quase R$ 1 milhão ao valorizar 1.324.000%

Debate Descentralizado: NFT, a propriedade digital disruptiva

Colecionáveis digitais vão bombar no mercado de criptomoedas, prevê analista

Youtuber lucra R$ 25 milhões em 24 horas vendendo figurinhas digitais

Logo CriptoFácil

O CriptoFácil é um dos principais sites brasileiros com informações sobre Bitcoin, Blockchain, criptoativos e tecnologias disruptivas.

“Todo investimento representa um risco. Seja responsável”

Facebook-f Instagram Youtube Twitter Linkedin-in Telegram

Principais
Categorias

Últimas Notícias
Educação
Mercado
Bitcoin Sem Medo
Contato

Dicas &
Informações

CriptoBíblia
Bitcoin 101
Blockchain 101
Ethereum 101

Receba artigos sobre Bitcoin, blockchain e outros criptoativos diretamente em seu email

2016 - 2020 © CriptoFácil - Todos os direitos reservados