Uma das maiores realizações que o Bitcoin trouxe para o mundo foi o aumento do interesse das pessoas sobre como o sistema financeiro funciona. Não é raro que aqueles que buscam aprender sobre o Bitcoin também busquem aprender sobre o sistema financeiro, a origem e o funcionamento do dinheiro e diversos outros aspectos.
O historiador britânico Niall Ferguson possui uma extensa bibliografia sobre a história mundial. Seus 14 livros publicados abrangem desde a história da civilização ocidental, passando por seus grandes conflitos – as duas Guerras Mundiais.
Além disso, Ferguson também dedicou parte de sua obra a um estudo mais específico: a história do dinheiro. Esse é o foco de um dos seus principais livros, A Ascensão do Dinheiro (The Ascent of Money), que possui uma grande importância para os investidores e entusiastas de Bitcoin, especialmente depois das recentes declarações de seu autor sobre a criptomoeda.
Nos rastros de uma crise
A primeira edição do livro foi publicada em um ano bastante simbólico: 2009. Poucos meses antes, em 2008, o mundo experimentava o advento da crise do subprime, iniciada nos Estados Unidos e que logo se alastrou por todo o mundo.
A crise de 2008, aliás, foi seguida pela publicação, em outubro daquele ano, do whitepaper do Bitcoin por Satoshi Nakamoto, o que para muitos marca o início da era dos criptoativos. Tudo isso por si só já tornaria A Ascensão do Dinheiro uma obra simbólica, mas Ferguson tratou de dar ao livro uma dimensão maior devido ao seu conteúdo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Apesar do título oficial, o livro também poderia se chamar A Ascensão do Mercado Financeiro – ou, mais apropriadamente, A Ascensão das Bolhas Financeiras. As origens do dinheiro em si são tratadas apenas no início do livro. Nos demais capítulos, Ferguson percorre as origens dos principais mecanismos do mercado: bolsa de valores, ações, títulos de dívida e até dos famigerados subprime que deram origem à crise de 2008.
A história financeira do mundo
Voltando alguns séculos na história, Ferguson também relaciona grandes conflitos armados na história com o mercado financeiro.
A Ascensão do Dinheiro mostra como uma especulação financeira gerada no território onde hoje é o estado americano do Mississipi contribuiu para a queda e execução de Luís XVI na Revolução Francesa. Vemos como os Rothschilds fizeram fortuna durante a batalha de Waterloo, que selou o destino de Napoleão Bonaparte. E, principalmente, como a ação desastrada do governo americano contribuiu para transformar uma crise local em uma depressão mundial que durou 20 anos.
O livro também mostra como surgiram a primeira bolsa de valores, o primeiro banco central e a primeira empresa listada em bolsa do mundo. O funcionamento dos juros, da impressão de dinheiro e o papel das expansões monetárias nas crises.
Embora o livro possa soar desatualizado em termos da crise em si – afinal, foi escrito há 10 anos – a parte da história dos mercados é fundamental para quem busca entender como surgiu o sistema financeiro que temos, bem como as consequências das distorções causadas pelas políticas governamentais.
Por ter sido escrito em meados de 2008, o livro não aborda o surgimento do Bitcoin – um recém-nascido na ocasião. Mas a obra aborda com perfeição a história do sistema financeiro que a invenção de Satoshi Nakamoto veio para desafiar.
O livro pode ser adquirido facilmente pela internet. Em 2009, a BBC transformou a obra em uma minissérie de 6 episódios com cerca de uma hora cada. Ela encontra-se disponível gratuitamente no YouTube.
Leia também: Autor do livro The Bitcoin Standard diz que o Bitcoin é o “remédio que você precisa”