Início » Últimas Notícias » MPF pede que Câmara dos Deputados acelere regulação do mercado de criptomoedas
Mercado

MPF pede que Câmara dos Deputados acelere regulação do mercado de criptomoedas

MPF pede que Câmara dos Deputados acelere regulação do mercado de criptomoedas
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Ministério Público Federal (MPF) acredita que as criptomoedas podem ser usadas para a prática de diversos crimes e pediu ao Congresso Nacional que avance na regulação deste mercado durante uma recente manifestação do órgão ao PL 2303/2015, de autoria do Deputado Federal Aureo Ribeiro (SD-RJ). Ainda segundo o Ministério Público, a estipulação de regras para este mercado será uma exigência não apenas nacional mas mundial.

“Esse é um mercado que cresce de forma exponencial e a tendência é que os valores sejam ainda mais espantosos em alguns anos. O mundo inteiro está começando a discutir sobre isso, o que dá ao Brasil a oportunidade de não perder o momento na regulação desse tema, atraindo investimento”, afirmou o coordenador do Grupo de Trabalho Tecnologias da Informação e Comunicação da Câmara do Consumidor e Ordem Econômica do MPF Carlos Bruno Ferreira.

Ainda segundo o MPF, é preciso estimular a participação de startups e fintechs no sistema financeiro tendo em vista que, neste mercado, cinco instituições comandam mais de 80% de todo o segmento.

Publicidade

“Por mais que o Banco Central se esforce para aumentar a concorrência, isso se torna limitado devido ao número pequeno de bancos. Não há duvida que nosso sistema financeiro funciona bem, mas é preciso dar alternativas aos usuários e consumidores”, sustentou Ferreira.

Segundo ele, o Brasil precisa se adequar às normas do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), entidade internacional criada pelos países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dentro do sistema de moedas virtuais.

Leia também: AO VIVO: Audiência pública sobre regulamentação de criptomoedas (PL 2303/2015)

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário