O Facebook está contratando funcionários que já trabalharam no PayPal para acelerar seus planos de lançar uma criptomoeda própria. Segundo informou a Bloomberg os planos da rede social preveem o lançamento da stablecoin somente no segundo semestre deste ano. A empresa começou a contratar uma equipe dedicada à blockchain no ano passado, sob os auspícios de David Marcus, o próprio ex-presidente do PayPal.
Ainda segundo a reportagem, cerca de 20% dos 50 membros da equipe do projeto vêm da plataforma de pagamentos. Além disso, a rede social estaria em conversa com grandes exchanges de criptomoedas para listar seu criptoativo e também com as maiores operadoras de cartão do mundo, Visa e Mastercard. Uma, fonte não identificada, disse que o projeto será registrado com a marca “Libra” e que será atrelado ao dólar americano, no entanto, não deve funcionar apenas como um meio de pagamento segundo a reportagem.
O Facebook se recusa a comentar qualquer coisa referente ao projeto, mas a reportagem da Bloomberg destaca que a Índia deve ser usada pela rede social para os primeiros testes com o projeto que também pode ser integrado para permitir que usuários transfiram dinheiro para o exterior usando o WhatsApp.
“Ainda há uma falta de clareza sobre o que o Facebook vai fazer, mas parece que a visão de longo prazo está criando uma espécie de modelo de mercado dentro do Facebook”, disse Harshita Rawat, analista de pagamentos da Sanford C. Bernstein & Co. As transferências internacionais de dinheiro, em particular, estão repletas de ineficiências, o que, segundo Rawat, poderia tornar a área particularmente adequada para uma criptomoeda. Em última análise, ela disse, por “ter pessoas que têm profundo conhecimento da indústria em torno de pagamentos”, a rede social está mantendo suas opções em aberto para suas ambições de transferência de dinheiro.
Leia também: Professor do MIT está trabalhando na criptomoeda do Facebook
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora