A equipe responsável pelo desenvolvimento da criptomoeda Litecoin, uma das mais antigas e importantes do ecossistema dos criptoativos, lançou a nova versão de seu software, o Litecoin Core 0.17.1, que inclui uma série de novos recursos, importantes correções de bugs e atualizações gerais para melhoria no desempenho de sua blockchain, além disso, talvez uma das atualizações que mais deve ser notada pelos usuários é a redução em 10 vezes nas taxas aplicadas às transações.
Agora, com a nova atualização (ainda em versão de testes) os usuários terão uma taxa de transação mínima reduzida para 0,0001 LTC / kb (antes era de de 0,001 LTC / kb), além de novos comandos especiais para aumentar a privacidade. Anteriormente, quando os fundos eram enviados para um endereço várias vezes, as moedas desses pagamentos separados eram gastas separadamente, afetando a privacidade devido a vários vínculos de endereço. A nova atualização permite que a carteira gaste o UTXO existente [saída não gasta da transação de BTC] para o mesmo endereço, mesmo que isso resulte em taxas mais altas e, ao mesmo tempo, proteja a privacidade dos endereços.
“Assim que a atualização 0.17.1 Litecoin Core for adotada pela maioria dos nós, até mesmo a gravação da transação em um bloco inteiro custará apenas US$0,15 (10 menor do que o valor de execução). Isso significa que, sob condições normais de baixa demanda, a taxa média será inferior a um centavo. Em termos de abertura de um canal da Lightning Network, isso é exatamente o que é necessário para aumentar a adoção e enfrentar as críticas aos custos, uma vez que os Swaps Atômicos do LTC para o BTC tornam-se possíveis”, declara o cientista político e especialista em criptomoedas Vlad Kostea.
Os mineradores da criptomoeda agora agora também têm uma opção mais fácil e ágil para limitar o tamanho dos blocos que antes tinha que ser feito usando blockmaxweight.
“Decidimos reduzir as taxas de transação para aumentar o uso diário, os mineradores ainda ganharão o criptoativo por blocos minerados apesar de uma redução nas taxas que tem um dilema que sempre é preciso equilibrar, caso contrário, a rede corre o risco de receber spam. Ao mesmo tempo, também queremos torná-la [a Litecoin] barata o suficiente para que os usuários não paguem nenhuma taxa excessiva por transações ou pela participação na Lightning Network. Esperamos estimular mais adoção com o passar do tempo”, declarou Thrasher, desenvolvedor da Litecoin.
A equipe de desenvolvedores recomenda que os usuários avançados façam upgrade para esta versão, mas se você é usuário ou tem Litecoin em alguma exchange/carteira, não precisa fazer nada, somente após testes suficientes, o Litecoin Core 0.17.1 final será lançado e então todos os serviços baseados na criptomoeda terão que atualizar seus protocolos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Bitcoin Cash realizará novo hard fork este mês e adicionará assinaturas Schnorr