O banco japonês Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), o quinto maior banco do mundo, deverá colocar sua moeda digital MUFG Coin em prática no final deste ano. A notícia foi divulgada pela Cointelegraph Japan em 09 de abril.
A notícia do lançamento foi revelada pelo recém-nomeado presidente do MUFG Kanetsugu Mike em entrevista à agência de mídia local Asahi Shimbun.
A MUFG é a maior companhia financeira do Japão e está prospectivamente pronta para tornar-se o primeiro banco japonês a emitir uma moeda virtual, especificamente uma stablecoin baseada em blockchain fixada em 1:1 no iene, moeda local do Japão.
O ativo é projetado com foco na funcionalidade de moeda, com os clientes tendo que fazer o download de um aplicativo que converterá automaticamente seus depósitos bancários na stablecoin.
De acordo com a Cointelegraph Japan, aproximadamente 1.500 funcionários da empresa participaram do teste da MUFG Coin desde 2017.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Eu gostaria de oferecer um novo valor sem precedentes”, disse Kanetsugu Mike.
Em maio de 2018, o MUFG revelou sua intenção de testar a MUFG Coin com até 100.000 correntistas em 2019.
Embora a fase entre este período de teste previsto e a implementação prática deste ano não tenha sido esclarecida pelo presidente, o banco supostamente pretende que os usuários “possam usar a moeda para fazer pagamentos em lugares como restaurantes, lojas de conveniência e outras lojas”, bem como “transferir a moeda para as contas de outros participantes”.
No final de dezembro de 2018, o gigante bancário japonês Mizuho Financial Group anunciou seus próprios planos para lançar uma moeda digital sob medida para pagamentos e serviços de remessa.
Originalmente programada para ser lançada em em 1º de março, a plataforma de stablecoin “J-Coin”, ainda a ser lançada pela Mizuho, vinculará diretamente as contas bancárias existentes com as carteiras digitais. A iniciativa está prevista em conjunto com 60 instituições financeiras congêneres, que juntas contam com 56 milhões de contas de usuários.
O Japão já é atendido por empresas inovadoras do setor de pagamentos digitais, como a gigante do e-commerce Rakuten, que em breve lançará sua própria exchange, e a provedora de aplicativos de bate-papo Line, que lançou sua própria criptomoeda e blockchain.
Leia também: Importante banco do Japão lançará stablecoin baseada no iene no próximo mês