O conselho municipal de Moscou, capital da Rússia, apresentou uma proposta para usar a tecnologia blockchain para um sistema de votação eletrônica, informou a principal agência de notícias russa Tass, nesta terça-feira, 26 de fevereiro.
Conforme reportado pela Cointelegraph, a Duma da cidade de Moscou, um parlamento local da capital russa, planeja proteger o processo e os resultados dos votos eletrônicos nas próximas eleições através do uso da tecnologia blockchain. A notícia foi anunciada por Dmitry Vyatkin, um dos autores do projeto de lei relevante, o vice do partido no poder, a Rússia Unida.
Vyatkin sublinhou que a tecnologia poderia permitir o armazenamento separado dos dados pessoais dos eleitores e os resultados da votação, acrescentando:
“Será impossível conectá-los. É exatamente assim que a tecnologia blockchain funciona.” Ele também enfatizou que ajudaria a evitar a fraude eleitoral, que o vice chamou de“ tecnologias eleitorais sujas”.
Recentemente, a Rússia conduziu uma eleição regional supostamente bem-sucedida com 40.000 participantes em Saratov Oblast através do sistema de votação eletrônico com blockchain apelidado de Polys, que foi desenvolvido pela Kaspersky Lab em 2017.
No mês passado, o Centro Nacional de Eletrônica e Tecnologia da Computação da Tailândia anunciou que o desenvolvimento do sistema de votação eletrônica também se baseou a tecnologia blockchain.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Região na Rússia conduz a primeira eleição em blockchain do país