Ir para o conteúdo
Faltam apenas 3 dias! Garanta por R$97 agora. Próxima turma a partir de R$197
GARANTA SUA VAGA
AO VIVO
BITCOIN SOBE 12% COM FAKE NEWS SOBRE ETF! E AGORA?
Clique aqui
Logo CriptoFácil
Português Español
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Mercado
    • Bitcoin
    • Altcoins
    • Análise Técnica
    • DeFi
    • Economia
  • Guias
    • Cripto para Iniciantes
    • Como Comprar Cripto
    • Investimento em Cripto
  • Recomendado
    • Qual Criptomoeda Comprar Hoje?
    • Top Memecoins para investir agora
    • Criptomoedas Promissoras
    • Pré-vendas de Criptomoedas
    • Novas e Futuras Listagens da Binance
    • Carteiras de Criptomoedas
    • Corretoras de Criptomoedas
  • Comunidade
    • Newsletter
    • Telegram
    • X
    • Facebook
    • Youtube
    • Instagram
    • Linkedin
  • Pesquisar
  • Telegram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin

Início » Últimas Notícias » Especialista brasileiro em blockchain diz que o futuro será compartilhado

Especialista brasileiro em blockchain diz que o futuro será compartilhado

Cassio Gusson
Cassio Gusson
Jornalista de Cripto

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

All Posts by Cassio Gusson
Jornalista de Cripto
Jornalista de Cripto
Last updated: 16th agosto 2023
Com o advento do Uber, a economia compartilhada vem ganhando cada vez mais força, principalmente com as expectativas em torno de uma nova indústria de Internet das coisas, ou IoT.
Para falar sobre este processo de uberização da economia e qual sua relação com as criptomoedas, o Criptomoedas Fácil conversou com exclusividade com Rafael Presa, arquiteto de soluções em blockchain e membro da IOTA Evangelist Network. Presa tem marcado presença em importantes eventos sobre criptomoedas no país, tendo palestrado sobre as possibilidades da indústria de compartilhamento e sua relação com o mercado de criptoativos em eventos como BlockCrypto Conference, Fórum BlockMaster, Meetup sobre E-health e blockchain, entre outros. Confira!Criptomoedas Fácil: Como este movimento de economia compartilhada está se desenvolvendo e quais são as perspectivas?Rafael Presa: Ao criar o conceito de Housing-as-a-Service, eu me inspirei na percepção de que nosso comportamento em relação ao consumo mudou drasticamente nos últimos anos, onde, no início, o contexto normativo e social ditava que quanto mais bens você tivesse, mais feliz e bem sucedido você seria. Apesar do fato de que ainda não estamos 100% em comum acordo sobre isso, é notável o número de indivíduos que fazem do Minimalismo seu modo de vida, devido a um amplo espectro de razões. As justificativas mais populares para esse pivô incluem preocupações ambientais, preocupações financeiras e o desejo de ter mais tempo e liberdade para aproveitar a vida. Este movimento, a grosso modo, é usar ferramentas simples, tendo um guarda-roupa simples, carregando pouco e vivendo levemente. O site do movimento tem algo em torno de 20 milhões de seguidores e não é o único que vai nessa direção.A partir disso, podemos fazer uma ponte para outro movimento que está crescendo em todo o mundo, o Tiny House Movement, em que as pessoas optam por reduzir o tamanho do espaço em que vivem. A casa típica americana tem por volta de 240 m², enquanto que a típica Tiny House tem entre 10m² e 38m². As Tiny Houses vêm em todas as formas, tamanhos e formas, mas permitem viver mais simples em um espaço menor e mais eficiente.Outra tendência que mostra uma mudança no nosso modo de vida é o crescimento exponencial de uma nova categoria de trabalhadores, que se tornou possível graças à evolução das telecomunicações e da Internet: os Nômades Digitais. Atualmente, a população total com potencial nômade é de cerca de 99 milhões, e apenas nos EUA é estimada entre 21 e 33 milhões, 20% de sua força de trabalho.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Para fazer uma declaração sobre a mudança no comportamento do cliente desta geração, não precisamos fazer muito esforço. O que vemos acontecer com empresas exponenciais é mais do que suficiente para provar o ponto. Airbnb, Uber, OpenDoor, Netflix e outros, têm o tipo de modelo de negócios que será predominante nos próximos anos contrapondo a dualidade entre propriedade e uso. Pode-se argumentar que, para existir uso, temos que ter proprietários e é isso que divide a economia anterior dessa nova perspectiva, a Economia Compartilhada.

Publicidade

CF: Você acredita que as pessoas abrirão mão da “posse” que tem sido o principal motor do capitalismo?

RP: Você não precisa possuir se existe alguém que empresta ou fornece os itens como serviço, afinal, em média, ao longo de um ano, você usa sua furadeira por apenas 12 minutos. Então, por que temos esse desejo de possuir uma? Só para nos induzir a ter mais espaço de armazenamento e casas e garagens maiores? Assim, aprendemos que economia de compartilhamento é um sistema econômico no qual ativos ou serviços são compartilhados entre particulares, gratuitamente ou mediante pagamento, normalmente por meio da Internet.

Mais recentemente, houve um cruzamento entre esses dois conceitos, Economia Compartilhada e Minimalismo, sem comprometer as conveniências da vida moderna: o coliving. Espaços compartilhados como cozinha, banheiro, sala de estar e sala de jantar, com a intimidade para seus próprios momentos em um quarto com, talvez, uma suíte. Há uma tendência lenta, mas crescente, nesse modelo de desenvolvimento imobiliário, mas podemos prever alguns problemas quando os tenros momentos de compartilhamento enfrentam as questões financeiras relacionadas a essa experiência. Por exemplo: Como cobramos, indivíduos diferentes, que têm diferentes necessidades e diferentes modos de vida, vivendo e compartilhando o mesmo espaço?

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Nossa maneira atual de lidar com isso é da mesma forma que lidamos em um negócio de restaurante “à vontade”: ter um custo médio, não importa se alguém está pagando por algo que outro cliente consumiu. Não é financeiramente sustentável do ponto de vista do cliente, levando esse modelo a uma pequena participação de mercado no setor imobiliário.

CF: E como esta nova “organização” social baseada no compartilhamento pode ser integrada às criptomoedas?

RP: Para que o HaaS funcionasse, era particularmente importante eliminar o intermediário. Imagine os custos fixos estabelecidos em um modelo de negócios em que o gerente de uma propriedade tem que contabilizar todas as cobranças referentes ao uso de água, energia, gás… – mesmo que por algumas horas – e ser justo com seus inquilinos quanto às taxas de permanência, algo que foi definido como “intensidade de uso” dentro da propriedade. Claro, nem todo mundo tem as mesmas necessidades morando em uma casa e a parte complicada aqui é como você aluga sua propriedade para mais de um contrato com períodos diferentes, embora concomitantes, considerando que nem todos usarão a mesma quantidade de água, ar / calor condicionadores, energia, liquidificadores, microondas, máquinas de lavar roupa, e até portas, cadeiras, televisores, camas, móveis e eletrodomésticos, afinal, tudo o que é utilizado na vida diária sofre depreciação, portanto, manutenção ou reposição.

Publicidade

Uma vez que isso dá às pessoas o benefício de se mudar sempre que quiserem, sem taxas adicionais e burocracia cada vez que se trocam o endereço, não importa quantas vezes em sequência, podemos esperar um aumento nas taxas de rotatividade, trazendo mais consumidores para este modelo imobiliário. O próprio mundo físico está se tornando um tipo de sistema de informação.

A chamada Internet das Coisas, que consiste em sensores e atuadores embutidos em objetos físicos – de rodovias a marcapassos – conectados por redes com e sem fio. Essas redes produzem grandes volumes de dados que são enviados à computadores para análise. Quando os objetos podem sentir o ambiente e se comunicar, eles se tornam ferramentas para entender a complexidade e responder a ela rapidamente. O que é revolucionário em tudo isso é que esses sistemas de informações físicas estão começando a ser implantados, e alguns deles até funcionam em grande parte sem intervenção humana. Estima-se que o número de dispositivos conectados em uso chegue a 75 bilhões até 2025, a partir de maçanetas inteligentes programáveis até a implantação de utensílios inteligentes, incluindo alguns que poderiam oferecer um serviço altamente personalizado sem colocar em risco os dados privados do usuário. Os aparelhos também podem negociar automaticamente seus consumíveis com base nas condições ideais de mercado ou organizar seus próprios reparos.

No modelo de Housing-as-a-Service, além dessa tecnologia, precisamos ter um backbone confiável para transferir e processar todos esses dados em informações para cobrar o cliente, não depois nem antes do uso, mas em tempo real. A melhor maneira de fazer isso funcionar é usar uma tecnologia de ledger distribuído ou apenas DLT. O DLT mais conhecido é a Blockchain. Infelizmente, a blockchain não atende à nossa necessidade de uma solução escalonável, intuitiva e rápida devido a recursos específicos herdados de seu design original de consenso. A terceira geração de DLT foi implantada no ano passado pela IOTA Foundation. Chamado Tangle é um DAG, Directed Acyclic Graph, e resolveu os problemas mencionados anteriormente sobre a blockchain. O Tangle é a estrutura de dados da IOTA, uma criptomoeda especialmente desenvolvida para microtransações de IoT que é e sempre será completamente isenta de taxas. Além disso, sem a necessidade de recompensas monetárias, a IOTA não se limita a liquidações de valores transacionais. É possível armazenar informações com segurança dentro de transações Tangle ou até mesmo distribuir grandes quantidades de informações em várias transações empacotadas ou vinculadas. Essa estrutura também permite alta escalabilidade de transações. Quanto mais atividade no Tangle, mais rapidamente as transações podem ser confirmadas.

Publicidade

Com as próximas melhorias em contratos inteligentes, podemos ir além, por exemplo, com uma gama diversificada de protocolos de reputação que também permitirão proprietários e / ou inquilinos determinam quem é elegível para usar o serviço. Segundo Nick Szabo, proeminente líder de pensamento de DLTs e smartcontracts, “um contrato inteligente é um conjunto de promessas, especificadas em formato digital, incluindo protocolos nos quais as partes cumprem essas promessas”. Em geral, há abertura no uso de contratos inteligentes dentro da comunidade de negócios. Uma pesquisa referente à blockchain feita pela Deloitte, sugere que cerca de 46% dos entrevistados ficariam confortáveis em contratar terceiros usando um contrato inteligente baseado em blockchain em vez de um contrato legal tradicional baseado em papel, e 40% acreditam que há valor em registrar contratos existentes no blockchain.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil
Cassio Gusson
Cassio Gusson
Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.
View all posts by Cassio Gusson

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Tudo Sobre

  • Altcoin
  • Bitcoin
  • Blockchain
  • Ethereum
  • Golpes
  • Jogos NFT
  • Metaverso
  • NFT
  • Solana
  • Web 3.0

Destaque

  • Últimas Notícias
  • Newsletter
  • Análise Técnica
  • Opinião
  • Educação
  • Money Block
  • Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

  • Guias Cripto
  • O que é Bitcoin
  • O que é Ethereum
  • O que é Blockchain
  • O que é DeFi
  • O que é NFT

Sobre Nós

  • Quem somos
  • Politica Editorial
  • Política de privacidade
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Cookies
  • Telegram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin

© 2016 - 2025 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

CriptoFacil
Este site usa cookies para funcionar melhor

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e analisar o tráfego do site. Você pode escolher permitir ou recusar o uso dessas tecnologias. Sua escolha pode impactar algumas funcionalidades do site.

Funcional Always active
O uso técnico de cookies é essencial para permitir funcionalidades básicas do site, como o carregamento correto das páginas e o acesso a conteúdos solicitados pelo usuário. Também pode ser necessário para garantir a segurança e a comunicação dentro da plataforma.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. O armazenamento técnico ou acesso usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, o cumprimento voluntário por parte do seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou acessadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento técnico ou acesso é necessário para criar perfis de usuário para o envio de publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Gerir Opções
{title} {title} {title}