A Bitwise prepara-se para fazer história no mercado dos Estados Unidos ao propor o primeiro ETF de Avalanche (AVAX) com staking integrado, caso obtenha aprovação regulatória. A empresa moveu seu projeto para mais perto do lançamento ao atualizar o formulário S-1 junto à SEC. A nova documentação chamou a atenção do mercado pelo inclusão do mecanismo que deve gerar rendimento passivo para os investidores.
O produto, que será listado sob o ticker BAVA, terá permissão para fazer staking de até 70% de suas reservas de AVAX. Em uma rede de proof-of-stake como a Avalanche, o staking é o processo de bloquear tokens para ajudar a proteger a rede, em troca de recompensas em tokens adicionais.
Essa é a primeira vez que uma emissora de ETF nos EUA detalha e incorpora totalmente esse mecanismo em um produto do tipo. A ferramenta só se tornou possível após um recente esclarecimento do IRS abrir caminho para a prática sem criar obstáculos fiscais.
- Leia também: Recorde de US$ 104 Bilhões em juros nos EUA impulsiona otimismo no Bitcoin — Best Wallet Token Sobe na Pré-venda
ETF de Avalanche com staking
Além da inovação do staking, a Bitwise busca atrair investidores com uma estrutura de custos competitiva. A taxa de administração do BAVA será de 0,34%, a mais baixa entre todas as propostas de ETF de Avalanche em análise – a concorrente VanEck propôs 0,40% e a Grayscale, 0,50%.
No modelo de staking, a gestora informou que cobrirá suas despesas operacionais retendo 12% das recompensas geradas. Os 88% restantes serão repassados integralmente aos cotistas do fundo. Como incentivo de lançamento, a Bitwise também oferecerá uma isenção total de taxas no primeiro mês para os primeiros US$ 500 milhões em ativos sob gestão.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Detalhes técnicos e concorrência
A proposta atualizada também introduz uma reserva de liquidez, aperfeiçoa as regras de custódia – que a Coinbase continuará responsável por executar – e expande as divulgações de risco, incluindo ameaças como a computação quântica e hackeamentos recentes.
A corrida pelos primeiros ETFs de criptomoedas beyond Bitcoin e Ethereum está aquecida. Enquanto a Bitwise planeja listar seu BAVA na NYSE Arca, a VanEck e a Grayscale prepararam seus ETFs de Avalanche para a NASDAQ. No entanto, nenhuma das duas propostas contam com o sistema de staking, um diferencial da Bitwise. Portanto, a expectativa do mercado é que a SEC aprove esses produtos ainda no primeiro trimestre de 2026.
Dessa forma, a decisão da Bitwise de integrar o staking coloca a empresa na dianteira para capturar a atenção de investidores que buscam não apenas a valorização do preço do AVAX, mas também uma fonte adicional de rendimento no emergente mercado de criptoativos.

