A gestora de criptoativos Grayscale passou a oferecer staking em seus ETFs de Ethereum (ETH) listados nos Estados Unidos, permitindo que investidores recebam rendimentos adicionais sobre suas participações. A medida torna a empresa a primeira emissora dos EUA de ETFs de criptoativos a incluir essa funcionalidade.
De acordo com comunicado da gestora, os fundos Grayscale Ethereum Trust ETF (ETHE) e Grayscale Ethereum Mini Trust ETF (ETH) agora contam com a opção de staking, Essa prática consiste em delegar tokens para validação de blocos em redes blockchain e, em troca, receber recompensas periódicas.
Staking em ETFs de Ethereum e Solana
Além dos produtos baseados em Ethereum, a Grayscale informou que seu Solana Trust (GSOL) – veículo fechado que oferece exposição à Solana (SOL) por meio de corretoras tradicionais, também ativou o staking.
Agora, a companhia aguarda aprovação regulatória para converter o GSOL em um produto negociado em bolsa (ETP). Caso os reguladores autorizem a transformação, o fundo poderá se tornar um dos primeiros ETPs de Solana com staking nos Estados Unidos.
A Grayscale explicou que o processo ocorrerá de forma passiva, por meio de custodiantes institucionais e validadores parceiros, contribuindo para a segurança das redes e a sustentabilidade de longo prazo dos protocolos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
De acordo com a empresa, a inclusão de staking em ETFs de Ethereum e Solana representa uma inovação operacional que busca agregar valor aos investidores. Além disso, amplia as possibilidades de retorno dentro de um ambiente regulado.
Primeiro ETF spot dos EUA com staking
Os ETFs da Grayscale são os primeiros fundos spot de criptoativos nos EUA, sob o Securities Act de 1933, a oferecer recompensas de staking. Até então, apenas um produto da REX-Osprey, lançado em julho sob o Investment Company Act de 1940, oferecia rendimento nativo de staking com exposição à Solana.
Com a iniciativa, a Grayscale reforça sua posição de líder global em gestão de ETFs de ativos digitais. Ao mesmo tempo, amplia o leque de produtos disponíveis a investidores institucionais e de varejo. A companhia também anunciou que pretende expandir o modelo de staking para outros fundos à medida que o mercado de criptomoedas evolui.
Enquanto isso, o setor aguarda a decisão da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) sobre uma série de pedidos de ETFs spot de Solana apresentados por gestoras como VanEck, Franklin Templeton, Fidelity, Invesco, Canary Capital e Bitwise. A expectativa é de que as aprovações ocorram assim que os EUA resolverem o atual impasse orçamentário.