Início » Últimas Notícias » EUA e Reino Unido criam força-tarefa para impulsionar colaboração em criptomoedas
FRWG

EUA e Reino Unido criam força-tarefa para impulsionar colaboração em criptomoedas

eua-reino-unido-cripto
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Os governos do Reino Unido e dos Estados Unidos anunciaram a criação de uma força-tarefa conjunta com foco em criptomoedas e que também ajudará ambos os países em regularem os seus respectivos mercados de capitais. O anúncio foi feito na segunda-feira (22), por meio do site do Tesouro britânico.

USA UK Task Force
Ministra das Finanças britânicas celebra acordo. Fonte: X.com

De acordo o comunicado, a iniciativa, denominada “Força-Tarefa Transatlântica para os Mercados do Futuro”, terá como objetivo principal reduzir barreiras regulatórias para empresas que buscam captar recursos em ambos os lados do Atlântico. Além disso, o grupo também avaliará formas de colaboração no setor de criptomoedas. Os dois países possuem um balança comercial de US$ 1,2 trilhão de libras.

Publicidade

Colaboração em criptomoedas

A decisão de criar o grupo foi formalizada durante a visita de estado do presidente dos EUA, Donald Trump, ao Reino Unido. A ministra das Finanças britânica, Rachel Reeves, e o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, coordenaram o estabelecimento da força-tarefa.

Representantes dos Tesouros britânico e estadunidenses irão compor a liderança da estrutura do grupo, que também contará com a participação de reguladores financeiros de ambos os países. O Grupo de Trabalho de Regulação Financeira Reino Unido-EUA (FRWG) realizará o trabalho.

Este desenvolvimento ocorre em um contexto onde o setor financeiro britânico busca manter sua competitividade após a saída do Reino Unido da União Europeia. Desde o referendo de 2016, várias empresas transferiram suas listagens principais para bolsas americanas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Inglaterra pró-cripto

Na área de criptomoedas, o Reino Unido tem adotado uma estratégia regulatória alinhada com a abordagem dos EUA, utilizando frameworks existentes em vez de criar novas regras. Em maio, o país aprovou uma legislação para regulamentar o setor, a partir das exchanges, stablecoins e staking de criptomoedas. A nova posição do país contrasta com o regulamento de criptomoedas implementado pela União Europeia, muito mais restritivo em relação à inovação do setor.

O comunicado ainda deixa claro que a força-tarefa buscará contribuições de especialistas do setor privado durante seus trabalhos. Além disso, as recomendações finais serão entregues aos respectivos ministérios das finanças dos dois países.

A força-tarefa deverá apresentar suas recomendações em um prazo de 180 dias, conforme determinou o comunicado do Tesouro britânico. O relatório incluirá propostas para cooperação de curto e longo prazo, abrangendo tanto as criptomoedas quanto os mercados digitais como um todo.

Publicidade

Vale destacar que os Estados Unidos já possuem uma força-tarefa semelhante, criada pela nova gestão da SEC. Anunciada em janeiro pelo então presidente do órgão, Mark Uyeda, a criação da força-tarefa é uma vitória para o setor. Sob o comando de Hester Piece, conhecida como ‘crypto mom’, a unidade tem fomentado debates sobre o setor, com vistas a fomentar a inovação cripto no país.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil