Na quarta-feira (17), uma estátua dourada de 3,6 metros representando o presidente Donald Trump segurando um Bitcoin foi instalada em frente ao Capitólio dos Estados Unidos. A ação coincidiu com a decisão do Federal Reserve (Fed) de reduzir sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. Este foi o primeiro corte desde dezembro de 2024.
No momento do corte de juros, o mercado de criptomoedas teve uma reação moderada. Só que as valorizações aumentaram ao longo da quinta-feira (18). O preço do Bitcoin (BTC), por exemplo, teve alta de 2,6% para mais de US$ 117.860. As demais criptomoedas (altcoins) acompanharam o movimento.
Conforme noticiou o CriptoFácil, o anúncio do Fed ocorreu em 17 de setembro, estabelecendo a taxa de curto prazo em cerca de 4,1%, abaixo dos 4,3% anteriores. A medida responde a preocupações com o desaquecimento do mercado de trabalho, após um ano de crescimento mais lento do emprego.
A instalação artística de Trump com Bitcoin em Washington
A escultura temporária foi exposta na 3rd Street, entre 9h e 16h, e financiada por um coletivo de investidores em criptomoedas. O grupo informou que a obra busca estimular o debate sobre o futuro das moedas digitais, o papel do governo na economia e a política monetária dos Estados Unidos.
De acordo com Hichem Zaghdoudi, representante do coletivo, o objetivo é “provocar reflexão sobre a influência crescente das criptomoedas à medida que o Federal Reserve define os rumos da política econômica”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Criptomoedas e política
Membros do grupo destacaram que a obra também funciona como um tributo à postura pública de Trump em apoio ao Bitcoin e às demais criptomoedas. A expectativa era de que a instalação chamasse a atenção de visitantes e legisladores durante o dia de exibição.
A convergência entre a decisão de política monetária e a exibição da escultura reforçou o tom de discussão sobre como Bitcoin e outros ativos digitais se relacionam com o cenário econômico tradicional.