A Coinbase, maior exchange dos Estados Unidos, lançou um novo recurso de rendimentos em USDC. O novo programa permite aos usuários emprestarem suas USDC onchain, com rendimentos que chegam até 10,8%.
De acordo com a empresa, o novo serviço funcionará junto com a Morpho, um protocolo de empréstimo descentralizado. Ele terá alocações gerenciadas por cofres onchain com curadoria da Steakhouse Financial. Toda a sua estrutura funcionará na Base, a rede de Camada 2 incubada pela Coinbase.
Quando os usuários depositam USDC, a Coinbase cria uma carteira de contrato inteligente que direciona os fundos entre diferentes pools de empréstimo para otimizar os retornos. Os usuários começam a ganhar rendimento imediatamente e podem sacar a qualquer momento, sujeito à liquidez, afirmou a Coinbase.
A Coinbase enfatizou que, embora o recurso se baseie em protocolos DeFi, ele foi projetado para ser familiar e acessível aos usuários comuns por meio do aplicativo da Coinbase. Este é o segundo produto de empréstimo que a empresa lança em 2025 – o primeiro concede empréstimos em USDC com garantia em Bitcoin (BTC).
O recurso já está disponível para alguns usuários da Coinbase a partir desta quinta-feira (18), mas não em todos os países. A princípio ele funcionará para clientes dos EUA e depois será expandido para outros países. Ainda não há data de previsão para o lançamento no Brasil.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Alternativa ao “USDC Rewards”
A Coinbase já oferece um programa de rendimentos, que é o “USDC Rewards”. Ele paga 4,1% de rendimento anual (4,5% para membros da Coinbase One) sob depósitos em USDC. Só que com o novo programa, os usuários poderão atuar emprestando suas USDC e, como resultado, auferir juros maiores.
De fato, um porta-voz da Coinbase destacou que os dois programas são diferentes. O USDC Rewards funciona como uma conta poupança, ao passo que o novo serviço é uma plataforma de empréstimos.
“O USDC Rewards não envolve o empréstimo de ativos de clientes — é um programa de fidelidade oferecido a critério da Coinbase, com pagamentos vindos diretamente do orçamento de marketing da Coinbase”, disse o porta-voz.
Depois dos EUA, a Coinbase pretende implementar o serviço de empréstimos em Hong Kong, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia, Filipinas, Taiwan e Coreia do Sul.
Esta não é a primeira colaboração da Coinbase com a Morpho, uma empresa do portfólio da Coinbase Ventures. No início deste ano, a exchange lançou empréstimos onchain lastreados em Bitcoin por meio da Morpho, permitindo atualmente que os clientes tomem emprestado até US$ 1 milhão em USDC (de um limite anterior de US$ 100 mil) usando Bitcoin como garantia.
No mês passado, a Coinbase lançou seu segundo Fundo Bootstrap de Stablecoins — quase seis anos após o primeiro, em 2019 — para aumentar a liquidez das stablecoins em protocolos DeFi, incluindo o Morpho. O programa, administrado pela Coinbase Asset Management, visa expandir o acesso às stablecoins e ajudar a estabilizar as taxas em mercados descentralizados.