Início » Últimas Notícias » Polygon faz hard fork para lidar com falha que causou atrasos em transações
Hard Fork

Polygon faz hard fork para lidar com falha que causou atrasos em transações

polygon
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Fundação Polygon, que mantém a rede de Camada 2 de mesmo nome, confirmou que fez uma divisão (hard fork) na rede ainda na quarta-feira (10). De acordo com o anúncio, o hard fork foi um “sucesso” e teve como objetivo corrigir falhas na execução da Polygon.

Conforme noticiou o CriptoFácil, estas falhas ocorreram ainda na quarta-feira e afetaram outras Camadas 2 do Ethereum. No caso da Polygon, a rede chegou a ter atrasos de 10 a 15 minutos para finalizar um bloco. Este atraso é bem maior que o tempo de finalização do Bitcoin (BTC) e contrasta com o caráter instantâneo de aprovação da Polygon.

Publicidade

“Os pontos de verificação estão passando e a finalização de consenso foi totalmente restaurada no Polygon PoS”, afirmou a equipe em seu perfil no X. Na mesma publicação, a Polygon afirmou que está “processando normalmente” as transações e a sincronização dos blocos após o hard fork.

No entanto, a equipe acrescentou que vai monitorar a rede e se certificar de que não ocorrerão novas falhas. A Fundação Polygon agradeceu a paciência e disse que reportará qualquer novo problema.

Polygon.
Fonte: Polygon Foundation/X.

Hard fork conserta problemas na Polygon

De acordo com o anúncio, o problema de finalidade da transação foi resolvido após o lançamento de um fork para a v2.2.11-beta2. Esta atualização cuidou da Bor, a camada de produção de blocos do Polygon.

Em seguida, a equipe lançou a atualização  v0.3.1, focada na Heimdall, camada de coordenação de consenso e validação da rede proof-of-stake (PoS). O objetivo dessa atualização era corrigir problemas na rede PoS do Polygon, onde um bug no software do nó causou os atrasos na finalização dos blocos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A equipe implementou o hard fork às 15h UTC (12h no horário de Brasilia) da quarta-feira. O processo de correção durou até a madrugada desta quinta-feira (11), quando a equipe finalmente corrigiu a falha. A Polygon se refere à sua “finalidade rápida local”, ou seja, uma medida do estado determinístico na própria rede L2, como “marcos”.

Nesse sentio, a finalidade do ponto de verificação na rede principal do Ethereum permaneceu ativa. O problema começou quando os marcos registraram com atraso de 10 a 15 minutos, impactando a sincronização do validador. Como resultado, vários usuários registraram demora para aprovar suas transações.

A rede continuava processando transações e produzindo blocos, ou seja, não houve uma paralisação. No momento da finalização deste texto, a Polygon ainda não identificou as causas da falha. O preço do token POL registra leve alta de 0,4% e vale US 0,27 na manhã desta quinta.

Publicidade
POL
Fonte: CoinGecko.

Entenda o modelo da Polygon

No mundo das blockchains, finalidade refere-se ao ponto em que a rede processa uma transação em definitivo. Ou seja, quando ninguém mais pode reverter essa operação. Na Polygon, isso acontece após os validadores chegarem a um consenso sobre o estado da L2.

Os blocos podem continuar chegando a cada poucos segundos, mas até que a finalidade seja alcançada, há um pequeno risco de reorganização ou reversão. Por isso recomenda-se esperar até o fim do processo para considerar uma transação definitivamente feita na blockchain.

No início de 2025, a Polygon criou o Heimdall v2 com o objetivo de melhorar a estabilidade e a coordenação do validador, além de eliminar dívidas técnicas antigas de 2018 e 2019. Semanas após essa atualização, que foi chamada de seu hard fork “tecnicamente mais complexo” desde 2020, a rede sofreu uma interrupção de uma hora na finalidade.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil