Início » Últimas Notícias » Bitcoin Hoje 10/09/2025: BTC e ETH têm leve queda e mineradores adotam nova postura
Mercado

Bitcoin Hoje 10/09/2025: BTC e ETH têm leve queda e mineradores adotam nova postura

Bitcoin e Ethereum: saiba quais são as diferenças entre os dois
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A abertura do mercado de criptomoedas ocorreu sem grandes oscilações, pelo menos no Top 10. Entre as criptomoedas do Top 10, apenas a XRP (que caiu 1,3%) teve desempenho superior a 1%. Por outro lado, o Top 100 registrou várias criptomoedas que tiveram desempenhos acima de 10% nesta quarta-feira (10). Nesse sentido, o preço do Bitcoin hoje teve leve queda de 0,3% e o Ethereum (ETH) perdeu 0,6% do seu valor.

Ambas as criptomoedas ficaram nos mesmos níveis de preço da terça-feira (09): o ETH valendo US$ 4.328 e o Bitcoin cotado a US$ 112.361.

Publicidade

O preço da XRP caiu 1,3% e teve a maior queda do dia, seguido pela Cardano (ADA) com queda de 1,2%. A Dogecoin (DOGE) também se desvalorizou e seu preço caiu 0,4%.

No Top 100, o token da Worldcoin (WLD) caiu 11% e devolveu parte dos ganhos recentes, enquanto IP, MNT e PUMP tiveram altas de 17,6%, 15,9% e 10,9%, respectivamente. Em termos gerais, as criptomoedas registraram mais desempenhos positivos do que negativos nesta manhã.

Top 10.
Maiores altas e baixas do Top 10. Fonte: CoinGecko.

Mineradores adotam nova estratégia com Bitcoin hoje

O mais surpreendente é que os mineradores de Bitcoin não estão vendendo BTC como antes. Pelo contrário, dados da CryptoQuant mostram que a maioria deles está mantendo seus Bitcoins fora de circulação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A venda limitada pré-halving é um processo que ocorre em todos os ciclos do Bitcoin, mas os mineradores intensificam essas vendas após o corte na emissão. O objetivo é lucrar com a valorização do Bitcoin nesta fase do ciclo, mas essa venda de maior porte não está acontecendo.

O último relatório compartilhado pela CryptoQuant afirmou que fatores como as aprovações de ETFs de Bitcoin à vista nos EUA e a tendência crescente de entidades soberanas adotarem o BTC como ativo de reserva estão incentivando os mineradores a priorizar a acumulação de longo prazo em detrimento da liquidez de curto prazo.

Ao mesmo tempo, a dificuldade de mineração do Bitcoin atingiu níveis recordes, à medida que sua trajetória entrou na chamada “Zona Banana” de aumentos acentuados. Isso aponta para a expansão da participação dos mineradores e o aumento da concorrência.

Publicidade
Mineração
Fonte: CryptoQuant.

As taxas de transação também fornecem um sinal crítico. Em ciclos anteriores, os picos de taxas em dólares normalmente coincidiam com mercados de alta. Dessa forma, eles sempre precediam correções. No entanto, desta vez, mesmo com a alta das taxas, o preço do Bitcoin avançou de forma gradual e controlada, evitando os picos rápidos e as quedas subsequentes.

Em suma, esses sinais on-chain indicam uma mudança estrutural no comportamento dos mineradores. Em vez de se apressarem para vender com a força do mercado, os mineradores parecem estar se alinhando com investidores institucionais e estados-nação na adoção de uma estratégia focada na acumulação.

Para os investidores, a combinação de alta dificuldade, aumento nas taxas e índice de preços ao consumidor (CPI) moderado significa que o momentum de alta do Bitcoin está sendo sustentado por uma base mais sólida do que em ciclos anteriores, impulsionando uma perspectiva positiva de médio a longo prazo.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil