O aguardado ETF de Dogecoin (DOGE) chegará nas bolsas dos Estados Unidos nesta quinta-feira (11). É o que afirma Eric Balchunas, analista da Bloomberg. De acordo com Balchunas, o pedido da gestora REX-Osprey será o primeiro a receber aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC.
Curiosamente, esta foi a mesma gestora que solicitou o último pedido de ETF de Dogecoin, enviando o formulário na semana passada. A gestora optou por solicitar a abertura do fundo com base na Lei 40, um mecanismo que permite o lançamento de ETFs com maior agilidade.
Nesta terça-feira (09), em uma publicação no X, Balchunas falou sobre o “início da era dos ETFs de memecoin“. De acordo com o analista, o novo fundo receberá o código DOJE e chegará no mercado esta semana. Em maio, Balchunas colocou em 80% a chance de aprovação dos ETFs de Dogecoin, Solana e XRP.
Este será o primeiro ETF de DOGE e de memecoins a ser lançado no mercado em meio ao lançamento de outros ETFs de criptomoedas. Além da REX-Osprey, 21Shares e outras gestoras estão com pedidos semelhantes sob análise na mesa de Paul Atkins, presidente da SEC.
Cabe frisar que a informação de Balchunas ainda não é 100% certa – os fundos estão sob análise da SEC. Mas o analista é conhecido por dispor de boas fontes dentro da agência reguladora. Foi ele que cravou a aprovação dos ETFs de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) no primeiro semestre de 2024.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Mudança na forma de lançamento
Notavelmente, a REX-Osprey está lançando o ETF de Dogecoin sob a Lei 40. Balchunas observou que um grande grupo de registros da Lei 33 para um ETF de DOGE ainda aguarda a aprovação da SEC.
O analista da Bloomberg comentou então que este é provavelmente “o primeiro ETF dos EUA a deter algo que não tem utilidade proposital“. A fala faz alusão ao caráter humorístico das memecoins, que nada mais são do que tokens inspirados em piadas e memes famosos. No caso da Dogecoin, o meme do cachorro Shiba Inu.
A REX-Osprey chegou a anunciar o lançamento do ETF de Dogecoin na semana passada. Essa rapidez pode impressionar, já que a SEC costuma dar prazos de pelo menos 90 dias. Mas os ETFs lançados pela Lei 40 passam por um rito mais ágil de aprovação.
Curiosamente, a REX-Osprey lançou seu primeiro ETF de Solana usando a mesma lei, e ele também é o primeiro ETF de staking de SOL a entrar em operação.
- Leia também: Bilionário tesouro de Dogecoin: CleanCore compra 285M DOGE e impulsiona Interesse em Shiba Inu
Outros ETFs de Dogecoin
Os ETFs de Dogecoin registrados sob a Lei 33 também devem ser lançados em breve, já que Balchunas e seu colega James Seyffart preveem que há 90% de chance de a SEC aprovar esses fundos este ano.
Grayscale, Bitwise e 21Shares entraram com pedido para criar seus ETFs da memecoin, de acordo com a Lei 33. A SEC precisa aprovar ou rejeitar a proposta de mudança na regra para listar e negociar o ETF da Grayscale até 18 de outubro, que é o prazo final.
Enquanto isso, o prazo final para o pedido da Bitwise termina em 12 de novembro. No entanto, a SEC pode aprovar todos os ETFs de Dogecoin simultaneamente, semelhante à aprovação simultânea dos ETFs de Bitcoin e Ethereum.
A Lei 33 é a lei original de lançamento de ativos mobiliários e exige um rito mais complexo para abertura de fundos. Por outro lado, a Lei 40 é um pouco mais “recente” (data de 1940), mas tem como foco o setor de fundos, incluindo regras mais flexíveis para lançamento de ETFs.