A recente valorização do Ethereum (ETH) fez os traders voltarem a acreditar que a “altseason” está próxima. Mas de acordo com a CryptoQuant, ela já começou. Isso porque as tendências da métrica BTC.D ou Dominância do Bitcoin da CryptoQuant mostram um rompimento da média móvel exponencial de 50 semanas do Bitcoin.
De acordo com vários traders, esse rompimento é o principal indicador que sinaliza o início da temporada das altcoins. E para reforçar o argumento, esse rompimento se estabeleceu nas últimas três semanas. O sinal técnico indicou fortemente uma mudança no momentum do mercado, afastando-se do Bitcoin e aproximando-se das altcoins.
Embora este desenvolvimento aponte para o início de uma alta mais ampla, é importante observar que esta é uma perspectiva de longo prazo para o gráfico semanal, não uma previsão de preço de curto prazo. Por outro lado, a CryptoQuant já sinalizou no passado, com esses mesmos dados, que a altseason estava próxima de acontecer.
É improvável que as altcoins “explodam” imediatamente, mas as condições de mercado agora são favoráveis a ganhos estáveis nos próximos meses. Assim como ocorre no Bitcoin, os efeitos da nova temporada devem ocorrer nos próximos meses e levar a um pico do mercado no início de 2026.
Análise dupla confirma início da altseason
O valor de mercado das altcoins está prevendo a formação de um potencial padrão de xícara e alça, que é um padrão clássico de continuação de alta. O proeminente analista de criptomoedas “Titan of Crypto” afirmou que, se essa configuração se concretizar como esperado, poderia marcar o início de um forte rompimento de alta.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Neste padrão, a “xícara” reflete o período de consolidação de vários anos após o pico de 2021, enquanto a “alça” em desenvolvimento representa uma fase final de compressão de preços antes de uma alta.
Esse rompimento pode alimentar uma das temporadas de altcoins mais barulhentas e agressivas até o momento. De acordo com Titan on Crypto, ela pode superar até a altseason de 2021 em termos de ganhos. Na sua análise, o Ethereum poderia facilmente se valorizar mais de 100% e atingir o pico histórico (e aguardado pelos traders) de US$ 10.000.
Enquanto isso, a observação de outro analista, Bitbull, aponta para uma grande fraqueza estrutural na dominância do Bitcoin, o que reforça esse cenário. De aordo com o CoinGecko, a dominância do BTC está em 56,5%, um nível alto, mas com a maior fraqueza estrutural desde 2021.
Normalmente, durante as liquidações do Bitcoin, a dominância do BTC aumenta à medida que os investidores buscam segurança, mas o momento atual mostra o oposto, já que nem mesmo as quedas de Bitcoin estão impulsionando a dominância. Em vez disso, todos os níveis de suporte anteriores estão se transformando em resistência, um sinal de baixa para a participação de mercado do BTC – e de otimismo para as altcoins.