O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, volta a movimentar o setor de criptomoedas com mais uma iniciativa. Trump já lançou uma memecoin e criou uma stablecoin, e agora aposta na World Liberty Financial (WLFI), um projeto de finanças descentralizadas que liberará seu token para negociação em 1º de setembro.
Até agora, os usuários usaram o WLFI apenas como moeda de governança dentro da plataforma, votando em propostas internas. Mas, a partir da próxima semana, investidores poderão negociar o token em mercados abertos.
A própria conta oficial de World Liberty Financial no X anunciou que o trading começará às 8h da manhã no horário de Nova York, liberando também 20% dos tokens adquiridos nas rodadas de financiamento inicial.
Esse mecanismo de desbloqueio favorece os primeiros investidores que compraram WLFI a preços de US$ 0,015 e US$ 0,05.
Já o restante dos ativos, equivalentes a 80% do total, só será liberado mediante votação futura da comunidade, reforçando o caráter descentralizado do projeto.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Trump e criptomoedas
Um ponto que chama atenção é o Lockbox, contrato inteligente criado em 25 de agosto para administrar o processo de desbloqueio dos tokens.
Até agora, aproximadamente 25 mil carteiras já enviaram cerca de 13 bilhões de WLFI ao contrato. Além disso, a plataforma começará a liberar esse montante na abertura oficial de mercado. Registros mostram que uma carteira multifirma vinculada à plataforma concentra mais de 32 bilhões de tokens, equivalentes a 32% do fornecimento total.
Os desenvolvedores ainda não confirmaram oficialmente, mas muitos apontam essa wallet como responsável por armazenar os ativos bloqueados.
Ao contrário da memecoin TRUMP, que a equipe lançou na rede Solana no início de 2025, o WLFI utiliza a blockchain Ethereum, com contrato já disponível para consulta pública no Etherscan.
O fornecimento total chega a 100 bilhões de tokens, divididos em 63% para venda pública, 17% para recompensas e 20% para fundadores.
Atualmente, o WLFI conta com 56 mil holders, embora o número tenha recuado 6,8% nas últimas 24 horas. A expectativa é que a listagem em corretoras de criptomoedas (CEX) e descentralizadas (DEX) aumente rapidamente a base de investidores e a liquidez do ativo.