Um novo golpe envolvendo Bitcoin (BTC) está usando o nome de um antigo banco dos Estados Unidos para tentar roubar carteiras de grandes investidores. Os hackers estão mirando endereços antigos, chamados de “Era de Satoshi” por datarem dos primeiros anos do Bitcoin.
De acordo com o perfil da BitMEX no X (antigo Twitter), o ataque consiste no envio de pequenas transações de Bitcoin para endereços de carteiras antigos. No campo do OP_Return, que serve para registrar mensagens, os hackers enviaram a seguinte mensagem:
“Esta carteira digital parece estar perdida ou abandonada. Nosso cliente tomou posse construtiva dela e busca determinar se há um proprietário legítimo.”
O texto oferece um link (provavelmente falso) de uma suposta empresa de advocacia de nome Salomon Brothers.
Só que a BitMEX alertou que isso parece um golpe jurídico no “estilo Calvin Ayre“. Ou seja, uma fraude que usa sites falsos como fachada para se passar por empresas legítimas.
Há então um formulário online solicitando dados pessoais. Este golpe começou em duas carteiras que movimentaram 80.000 BTC no começo da semana – elas estavam inativas desde 2011. A movimentação ocorreu depois que os endereços receberam as mesmas mensagens acima.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Golpes miram carteiras de Bitcoin com baixa segurança
No caso dos endereços citados acima, o golpe veio com um tom de ameaça. Isso porque os hackers disseram na mensagem que iriam esvaziar as carteiras caso o dono não provasse que ainda controlava os endereços.
“Alguém está enviando endereços Bitcoin antigos da era de 2011 com saldos e transações com uma saída OP_Return. Por exemplo, o endereço 1Feex…, com aproximadamente 80.000 BTC roubados da MtGox. A mensagem OP_Return é a seguinte ‘AVISO AO PROPRIETÁRIO: consulte www.salomon[]bros.[]com/owner_notice'”, disse a BitMEX em seu alerta
Todavia, o “Salomon Brothers” citado no texto não é um escritório de advocacia, mas sim um banco que ganhou fama nos anos 1980. O banco começou como uma pequena empresa de corretagem de títulos em Nova York, mas ao longo do tempo se transformou em uma potência global do mercado financeiro.
Mas, em 1991, o banco se envolveu numa fraude de leilões de títulos do Tesouro dos EUA e perdeu seu prestígio, vindo a acabar em 1998, quando foi comprado pelo Citibank. Essa referência traz sinais de que a mensagem pode ter como objetivo atrair os donos das carteiras a perder suas criptomoedas.
“Até onde sabemos, os links entre esta empresa e este site são falsos. Há uma página com um “conselho consultivo” que contém pessoas reais que trabalharam na Salomon Brothers na década de 1980. No entanto, essas pessoas parecem não ter nenhuma ligação com essa nova entidade espúria”, completou a Bitfinex.
Os endereços de Bitcoin mais antigos possuem baixa entropia, o que reduz a segurança das carteiras. por isso especula-se que a movimentação das carteiras teve como objetivo mover os Bitcoins para endereços atualizados e escapar do golpe.