Há alguns anos que a rede Bitcoin vem enfrentando problemas no quesito escalabilidade, um grande número de transações tem criado um backlog (fila de espera em transações para serem confirmadas).
Tamanho do Bloco
A discussão sobre o tamanho do bloco, já vem se arrastando há anos, e até o momento nada foi disponibilizado para resolver o problema. Mas ano passado foi proposto “uma solução” que aliviaria este problema, mas infelizmente para isso se tornar realidade a proposta do SegWit tem que ter o consenso da maioria dos mineradores para poder entrar em prática.
Altas Taxas
Para muitos usuários a única opção que tem em mãos é aumentar o fee de rede (taxa paga ao minerador para poder colocar sua transação no próximo bloco a ser minerado), só que esta opção está longe de ser viável, o que inviabiliza realizar pequenas transações, priorizando transações maiores.
Mais porque estão demorando as confirmações?
A primeira questão é da própria rede Bitcoin, que ajusta a dificuldade da mineração em média a cada uma semana, e nos últimos dias a rede aumentou drasticamente a dificuldade de se encontrar um bloco, já a segunda seria o aumento de novos usuários, causando uma demanda na rede. Agora por outro lado, a Foxbit (Maior bolsa de bitcoins da América Latitna) acabou citando em uma de suas redes sociais que o aumento do número de transações não confirmadas nessa semana esta sendo causando por envio de spam na rede.
[02/02 – 22h00m] Devido a um ataque SPAM na rede bitcoin, as transações estão demorando horas para serem confirmadas.
— FOXBIT | Status Page (@foxbitstatus) 3 de fevereiro de 2017
Caso todas as transações dentro do timestamp (10 minutos) preencherem um bloco com o tamanho máximo de 1MB, as outras transações dentro do período serão adiadas para processamento e inclusão no próximo bloco da blockchain. Representa, assim, um tipo de ataque de negação de serviço – mais até o momento nada foi confirmado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
E agora como “acelerar” a confirmação da minha transação?
Como vimos acima, existe a possibilidade de se aumentar a fee de rede, para que sua transação tenha “prioridade” para ser incluída no próximo bloco, mais além dessa possibilidade existe o “TX accelerator” oferecido pela Via BTC uma das maiores mineradoras de bitcoin, onde usuários podem enviar qualquer TXID que inclua uma taxa mínima de 0.0001BTC / KB para ViaBTC, onde a mesma vai priorizar sua transação para incluir no próximo bloco.
Enfim, até que se chegue algum consenso, essas são algumas medidas que temos a nossa disposição, vale lembrar também que a opção de se aumentar fee de rede, nem sempre estão disponíveis nas exchanges (casas de câmbio de bitcoins).