Início » Últimas Notícias » Receita Federal busca novas regras de declaração de criptomoedas no Brasil
Novas regras

Receita Federal busca novas regras de declaração de criptomoedas no Brasil

Receita Federal busca novas regras de declaração de criptomoedas no Brasil
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Receita Federal do Brasil anunciou a abertura de uma consulta pública para discutir as novas regras de declaração de criptoativos, através da minuta da Instrução Normativa que criará a Declaração de Criptoativos (DeCripto).

Essa iniciativa visa modernizar a regulamentação vigente, atualizando as normas da Instrução Normativa nº 1.888, de 2019, e alinhando-se ao modelo internacional de intercâmbio de informações sobre operações com criptoativos, conhecido como Crypto Asset Reporting Framework (CARF), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Publicidade

De acordo com a Receita Federal, a DeCripto propõe uma estrutura que incorporará conceitos e práticas internacionais, incluindo definições de criptoativos e prestadores de serviços de ativos virtuais (VASPs).

Esse modelo também está em debate na consulta pública do Banco Central, reforçando a necessidade de padronização e transparência no setor de criptoativos no Brasil.

Receita Federal

A proposta da DeCripto contempla uma série de novas exigências para o setor. A Receita espera captar informações detalhadas sobre transferências de criptoativos de e para o exterior, operações de criptoativos referenciados a ativos tradicionais, transações em plataformas de finanças descentralizadas e até mesmo o fracionamento de tokens não fungíveis (NFTs).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esses aspectos visam abranger a complexidade crescente do mercado e criar um ambiente regulatório mais seguro e eficiente para o setor de criptomoedas.

O prazo para comentários à minuta vai até o dia 6 de dezembro de 2024. Diferente da consulta pública do Banco Central, que formulou perguntas específicas sobre as VASPs, a Receita Federal optou por uma abordagem mais ampla, permitindo que o mercado analise e sugira melhorias ao texto proposto.

A Receita Federal, ao lançar essa consulta pública, deixa claro que busca um alto nível de transparência e conformidade. A DeCripto permitirá ao órgão captar informações relevantes sobre operações com criptoativos, incluindo remessas internacionais e operações em plataformas descentralizadas, áreas que vinham apresentando desafios regulatórios.

Publicidade

O objetivo é que a Receita possa monitorar melhor essas transações, evitando fraudes, evasão fiscal e garantindo que o Brasil siga os padrões globais da OCDE.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil