Você já ouviu alguém dizer algo tão estúpido assim? Eu não. Mas quando eu converso com amigos sobre Bitcoin ou outras criptomoedas como Dash, alguns dizem que isso não pode ser dinheiro real. Também muitos dos chamados gold-bugs argumentam que o Bitcoin não tem valor intrínseco porque não é físico. Como algo que só é digital pode ser dinheiro real?
Cada vez que alguém me diz Bitcoin não é dinheiro real eu finjo concordar com eles, e digo ironicamente que também não acredito que o correio eletrônico não é um correio real. O e-mail é apenas digital, não é físico, por isso não pode ter qualquer validade! Então eles olham para mim com um rosto questionável sabendo que eu fui sarcático.
Todos nós entendemos por que o e-mail tem valor. O correio “das antigas” é lento e caro. E talvez ainda mais importante, precisamos confiar em outras pessoas para entregar nossa mensagem corretamente. O mesmo é válido com criptomoedas como Bitcoin e Dash. Nunca foi possível enviar dinheiro pela internet sem um intermediário até 2009, quando a tecnologia blockchain foi inventada. Poderíamos enviar dinheiro pela internet antes com serviços bancários on-line ou serviços como Paypal, mas dependíamos da confiança nos bancos para fazer a transação. Quando a crise de 2008 bateu, as pessoas começaram a perceber que não podemos sempre confiar cegamente nos bancos. Precisamos de um sistema de pagamento alternativo. Precisamos cortar o intermediário. É por isso que o Bitcoin é uma bênção! Você não precisa mais confiar seu dinheiro em um banco, mas pode ser seu próprio banco. Usando Bitcoin você pode enviar e receber dinheiro de pessoa para pessoa (P2P). Nenhum intermediário, e sem bancos!
Então, cada vez que alguém dizer que o Bitcoin não é dinheiro real, responda que o e-mail também não é carta. Espero que eles entendam.