No Ethereum (ETH), as carteiras são objetos fundamentais, assim como ocorre com o Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda. São elas que servirão como formas de armazenar e transferir suas ETH. Por isso, escolher uma boa carteira ETH é fundamental para que você não tenha problemas na hora de fazer transações.
Toda carteira funciona como um software, um programa que guarda a posse das ETH que estão sob controle daquele endereço. Elas possuem endereços públicos, que servem para receber criptomoedas, e endereços privados, que servem para enviá-las. Elas também guardam o registro de todas as transações feitas na blockchain com aqueles endereços.
No entanto, as carteiras ETH não servem apenas para guardar os tokens do Ethereum. Como vimos no texto sobre o o que é Ethereum, sua blockchain permite outras aplicações. Por isso, as carteiras também servem para armazenar os tokens ERC-20, que são tokens oriundos de outros projetos criados no Ethereum.
Por isso, saber quais são as melhores carteiras para ETH requer um pouco mais de estudo e paciência. Neste texto, vamos conhecer os diferenciais das carteiras ETH, os tipos de carteiras e quais são as melhores para cada objetivo. E, naturalmente, indicar quais são as principais opções de carteiras.
Carteira de Ethereum e seus tipos
Uma carteira de Ethereum, assim como as de Bitcoin, possui diferentes tipos e funções. Ela também pode ser utilizada em vários dispositivos diferentes – ou até mesmo em mais de um. No Ethereum, existem duas grandes categorias de carteiras nas quais estão distribuídos cinco tipos de dispositivos. As categorias estão abaixo, seguidas de seus respectivos tipos:
Carteiras quentes ou on-line
- Carteiras de desktop: uma carteira quente para desktop é geralmente utilizada em um site. Como o nome sugere, a carteira fica conectada à internet, o que torna mais fácil uma invasão por hackers, por exemplo;
- Carteiras mobile: as carteiras mobile são aquelas disponíveis para smartphones em forma de aplicativo e, embora sejam um pouco mais seguras do que as carteiras desktop, também apresentam os riscos de conexão à internet;
- Carteiras ERC-20: são as carteiras necessárias para transferir Ethereum e tokens baseados em suas blockchain. ERC-20 é o nome dado ao padrão de token emitido na blockchain Ethereum, mas que não é a Ether.
Carteiras frias ou off-line
- Carteiras de papel: uma carteira de papel é quando as chaves de uma carteira de Ethereum são registradas em um papel. Embora sejam seguras por não haver conexão com a internet, o risco de desgaste do papel e efeitos do tempo podem fazer com que as criptomoedas sejam perdidas;
- Carteiras de hardware: consideradas por especialistas como as mais seguras, as carteiras em hardware armazenam fora da internet e em um dispositivo físico as posses dos investidores.
Carteiras on-line
As carteiras online são aplicativos ou programas de computador, os quais possuem conexão com a internet. Essas carteiras são mais adequadas para o uso no dia a dia, por exemplo, no gasto de suas criptomoedas. Elas também são apelidadas de carteiras quentes (em inglês, hot wallets). Os principais exemplos delas são carteiras mobile e desktop. Essas são as carteiras quentes mais comuns no Ethereum:
MetaMask
A MetaMask é uma carteira quente que funciona como uma extensão do navegador. Ao ser instalada, ela roda diretamente no navegador, como o Chrome ou o Brave Browser. Ela permite armazenar ETH e tokens ERC-20, além de outros tokens oriundos de contratos inteligentes. Seu uso é bastante prático e seguro e ela possui versões mobile para Android e iOS.
Jaxx
A Jaxx Liberty é outra carteira que serve tanto para desktop quanto para mobile. Ela é um dispositivo que permite o armazenamento de várias criptomoedas, inclusive o ETH. Embora não possibilite guardar tokens ERC-20, ela é uma excelente opção para quem busca segurança e praticidade. Também está disponível para Android e iOS.
Trust Wallet
A Trust Wallet é outra boa opção para armazenar ETH, sendo exclusivamente para uso no smartphone. Além de guardar e permitir transações, a carteira oferece a opção de comprar e vender criptomoedas direto no dispositivo. Isso elimina a necessidade de abrir conta em uma exchange e permite mais privacidade sem diminuir a segurança do dispositivo. Disponível para Android e iOS.
Carteiras frias
Ao contrário das carteiras quentes, as carteiras frias são feitas para possuir pouco ou nenhum contato com a internet. Esses dispositivos guardam as criptomoedas de forma extremamente segura, praticamente à prova de ataques hackers. No caso do ETH, existe uma carteira específica (MyEtherWallet) que é ao mesmo tempo “fria” e “quente”. Eis as principais carteiras frias para ETH.
Ledger Wallet
A Ledger dispensa apresentações, pois é uma das mais conhecidas fabricantes de carteiras para criptomoedas. Seus dispositivos estão entre os mais seguros e confiáveis do mercado. Ela funciona em computadores e possui suporte para ETH e mais de 1.500 criptomoedas e tokens ERC-20, o que a torna um verdadeiro banco digital para armazenar suas criptomoedas com segurança.
Trezor Wallet
Principal concorrente da Ledger, a Trezor foi a primeira carteira de hardware a ser criada. Ela também funciona no computador e oferece segurança para o uso de suas criptomoedas. O suporte dela também é amplo, permitindo armazenar ETH e mais de 1.000 criptomoedas, incluindo os principais tokens ERC-20.
MyEtherWallet
A MyEtherWallet, também chamada de MEW, é uma carteira bastante peculiar. Ela é uma carteira de papel, mas também pode ser utilizada como carteira online, pois possui versões mobile e de desktop. Ela permite guardar ETH e os tokens ERC-20 e também poder acessá-los e transferi-los quando quiser. Tanto a versão em papel quanto a versão online são bastante seguras. Ela pode ser encontrada nas versões mobile para Andoid e iOS.
Cuidados ao lidar com sua carteira
Um dos principais slogans das criptomoedas é: “seja seu próprio banco”. Com as carteiras, você não precisa de uma empresa para guardar seu dinheiro. No entanto, essa vantagem também acompanha uma grande responsabilidade. Saber cuidar de uma carteira é fundamental. Por isso, seguem algumas dicas para melhorar a segurança do seu dispositivo, seja ele de qual tipo for:
- Nunca deixe sua senha ou chave privada próximo de onde está sua carteira. Quem tiver acesso a ambos poderá roubar todo o seu dinheiro;
- Ao fazer o download de carteiras online, tenha cuidado. Procure sempre os links oficiais tanto dos sites das carteiras quanto das lojas de aplicativos. Evite cair ou abrir links falsos, pois eles podem roubar suas criptomoedas;
- Carteiras de hardware podem ser resistentes, mas suas senhas não. E elas não podem ser recuperadas. Por isso, evite anotar as palavras e senhas em pedaços de papel. Grave-as em algum material resistente, como pedra ou metal;
- Nunca deixei suas criptomoedas guardadas em exchanges. Essas plataformas podem ser hackeadas e seu dinheiro, roubado. Deixe nelas apenas o que irá utilizar para fazer suas operações.