A Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, está entre vários investidores que apoiam um banco descentralizado que será lançado em Malta.
A agência de notícias Bloomberg informou nesta quinta-feira, 12 de julho, que a Binance confirmou ter adquirido uma participação de 5% no chamado Founders Bank (algo como Banco de Fundadores) em uma avaliação de pré-investimento de €133 milhões (US$155 milhões).
O Founders Bank terá sistemas baseados na tecnologia blockchain e fará parceria com a plataforma de captação de recursos Neufund em uma emissão de seus tokens de capital próprio “legalmente obrigatórios”, de acordo com Binance.
O banco espera obter uma licença do governo do estado da União Europeia para operar oficialmente seus negócios. Se aprovado, o banco será o “primeiro banco descentralizado e de propriedade da comunidade” do mundo, de acordo com o relatório, com os investidores de tokens efetivamente proprietários do banco.
Changpeng Zhao, CEO da Binance, comentou em seu Twitter:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Atualmente, Malta é o ponto de fusão entre as finanças tradicionais e a blockchain. Muita coisa pode acontecer em apenas três meses.”
A Binance, que foi fundada em Hong Kong em julho de 2017, revelou em março que planejava estabelecer um escritório e uma exchange em Malta – país que possui uma jurisdição focada em se estabelecer como uma “ilha blockchain”.
Em junho, a Binance anunciou ainda que está apoiando um programa da Bolsa de Valores de Malta para apoiar startups e empreendedores de fintech. O MSX Fintech Accelerator tem como objetivo criar um ecossistema para fomentar e apoiar startups e empreendedores do universo das criptomoedas, de acordo com a exchange.