Vitalik Buterin, o criador do Ethereum (ETH), disse que está preocupado com o futuro do Bitcoin. Em uma entrevista ao escritor de economia Noah Smith, Buterin apontou dois motivos para a sua preocupação com o BTC.
De acordo com Buterin, o Bitcoin pode enfrentar problemas no futuro devido ao seu modelo de taxas. Atualmente, o Bitcoin distribui moedas para os mineradores como pagamento para proteger a rede. No entanto, como o protocolo tem um limite de fornecimento de 21 milhões, eventualmente a rede dependerá apenas das taxas de transação para segurança.
Além disso, ele afirmou que o Bitcoin “não está conseguindo obter o nível de receita de taxas necessário para garantir o que poderia ser um sistema de vários trilhões de dólares”.
Bitcoin
Ainda segundo Buterin, a quantidade de taxas que o Bitcoin gera tem sido um tópico de discussão na comunidade de criptomoedas. De acordo com dados da Crypto Fees, o Bitcoin teve uma média de cerca de US$ 225.000 em taxas na semana passada, ficando atrás de protocolos DeFi como Aave e Uniswap.
O maior gerador de taxas é o protocolo criado por Buterin, o Ethereum, que arrecadou cerca de US$ 2,7 milhões no mesmo período.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O segundo motivo para a preocupação de Buterin é o Proof-of-Work (PoW) que, segundo ele, oferece muito menos segurança. Ele argumentou que uma rede PoS é muito mais segura e eficiente, como a rede para a qual o Ethereum irá migrar. Contudo, ele apontou que a saída do Bitcoin do PoW seria “politicamente inviável”.
Os defensores mais fervorosos do Bitcoin há muito tempo argumentam que a PoW é uma parte fundamental do design da rede. Ou seja, os debates sobre se as blockchains devem alcançar o consenso por meio de PoW ou PoS são antigos.
Alguns dos detratores mais fervorosos do Ethereum argumentaram que o PoS limita a descentralização. No entanto, Buterin argumenta que PoW e PoS não são mecanismos de governança, mas sim de consenso
“‘Mineradores’ podem validar transações, mas não podem influenciar o design futuro da rede”, afirmou.
Leia também: Binance contrata ex-ministro Henrique Meirelles como membro do conselho
Leia também: Atualização Vasil da Cardano (ADA) é confirmada para 22 de setembro
Leia também: Coinbase Cloud lança ferramenta para ajudar a criar melhores produtos e serviços na rede Solana