Início » Últimas Notícias » Japão aprova lei das stablecoins com foco em proteção ao investidor
Economia

Japão aprova lei das stablecoins com foco em proteção ao investidor

Japão aprova lei das stablecoins com foco em proteção ao investidor
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Em meio ao debate sobre a segurança das moedas digitais estáveis após o colapso da TerraUSD (UST), o Japão se tornou uma das primeiras grandes economias do mundo a introduzir uma estrutura legal em torno das stablecoins.

O parlamento japonês aprovou um projeto de lei nesta sexta-feira (3) que esclareceu o status legal das stablecoins. O projeto define essas moedas, de forma essencial, como dinheiro digital.

Publicidade

Ou seja, só vão poder emitir essas moedas bancos licenciados, agentes de transferência de dinheiro registrados e empresas fiduciárias.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, a nova regulação determina ainda que as stablecoins devem estar vinculadas ao iene ou outra moeda legal. Além disso, devem garantir aos detentores o direito de resgatá-las pelo valor de face.

O valor de face, também conhecido como valor de resgate e valor nominal, é o termo usado para designar o valor a ser resgatado ao final de um investimento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Japão regula moeda digitais estáveis

Ainda segundo a reportagem, a nova estrutura legal para stablecoins entrará em vigor em um ano. Mas já nos próximos meses a Agência de Serviços Financeiros do Japão vai elaborar os regulamentos para emissores de stablecoin

A legislação não trata, contudo, de stablecoins lastreadas em ativos de emissores estrangeiros como a USDT, por exemplo, emitida pela Tether, ou outras moedas digitais estáveis algorítmicas, como era a UST.

A Mitsubishi UFJ Trust and Banking Corp. disse que planeja emitir sua própria stablecoin assim que a estrutura legal estiver em vigor. A moeda digital estável vai se chamar Progmat Coin.

Publicidade

Além disso, a unidade do Mitsubishi UFJ Financial Group Inc. disse que o novo token será lastreado em ienes que vão ser depositados em uma conta fiduciária. O banco também garantiu que o resgate será pelo valor de face.

Colapso da stablecoin UST

O novo regulamento para stablecoins no Japão chega em um momento delicado para as moedas digitais estáveis como um todo.

No início de maio, a UST – da plataforma Terra (LUNA) – perdeu sua paridade de 1:1 com o dólar dos EUA. Como consequência, a criptomoeda LUNA, que apoiava a stablecoin, foi a zero. Além disso, todo o mercado cripto sofreu o impacto desse colapso da rede.

Publicidade

Após a crise, a empresa por trás de Terra, a Terraform Labs, conseguiu a aprovação de seu plano de hard fork da rede. Hoje, a Terra “antiga” virou Terra Classic e LUNA virou Luna Classic (LUNC). A nova cadeia manteve os nomes.

Leia também: Três métricas sugerem tendência-chave nas stablecoins após colapso do UST

Leia também: Luna compra mais US$ 1,5 bilhão em Bitcoin para reservas de sua stablecoin

Publicidade

Leia também: Real digital será baseado em ‘smart contracts’, tecnologia cripto, revela BC

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

2 comentários em “Japão aprova lei das stablecoins com foco em proteção ao investidor”

  1. Pingback: Japão aprova lei das stablecoins com foco em proteção ao investidor Por CriptoFácil

  2. Pingback: Japão aprova lei das stablecoins com foco em proteção ao investidor – Revista Market Share

Deixe um comentário