Na segunda-feira (2), a exchange Crypto.com anunciou um corte nas recompensas de seu cartão de débito. Contudo, as medidas revoltaram a comunidade, sobretudo os brasileiros, e a exchange voltou atrás nesta terça-feira (3).
De acordo com Kris Marzsalek, CEO da exchange, os cortes das recompensas foram cancelados e serão substituídos por outras mudanças. As mudanças tornaram menos severas as reduções das recompensas, bem como simplificaram o processo.
Crypto.com volta atrás e reverte cortes
A decisão de cortar as recompensas levou a uma forte reação entre os membros da comunidade, sendo a maior delas de críticas. Outra consequência foi a desvalorização do token CRO, que perdeu quase 15% de seu valor.
Muitos dos protestos vieram da comunidade brasileira, que aderiu em peso ao cartão da exchange. Por causa da repercussão negativa, Marzsalek voltou atrás e disse que a alteração seria revista.
De acordo com o CEO, os cartões Ruby Steel e Midnight Blue não terão mais recompensas. No entanto, os demais cartões terão um modo de recompensa diferente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Em vez de eliminar completamente as taxas de ganho de staking de cartões, ofereceremos uma abordagem mais equilibrada. Nesse sentido, 8% de juros para membros privados (Obsidian, Icy White e Frosted Rose Gold) e 4% para titulares de cartões Royal Indigo e Jade Green”, disse Marszalek.
Marszalek, no entanto, observou que as mudanças eram necessárias para garantir “sustentabilidade a longo prazo” dos rendimentos oferecidos no cartão. Contudo, os usuários continuaram a reclamar de que a exchange mudou as regras com o jogo em andamento.
Por outro lado, outros usuários criticaram a falta de planejamento da Crypto.com ao estabelecer as recompensas. Nesse sentido, a exchange deveria ter estabelecido recompensas mais sustentáveis desde o começo, reclamam.
“Você me decepciona, Kristopher. Neste ponto, está muito claro que a criptomoeda está desinteressada em manter o convívio com a comunidade. No entanto, nunca esperávamos um insulto tão descarado quanto uma recompensa de 4% para os detentores de Jade”, reclamou um usuário.
Instead of eliminating card staking earn rates completely, we will offer a more balanced approach: 8% APY for Private Members (Obsidian, Icy White, and Frosted Rose Gold) 4% APY for Royal Indigo and Jade Green card holders
— Kris | Crypto.com (@kris) May 3, 2022
Medida repercutiu mal
De acordo com a atualização inicial, os cortes nas recompensas foram bastante severos. Por exemplo, os cartões de nível inferior, como o Midnight Blue e o Ruby Steel, recebem 1% de recompensas para valores de até R$ 2.500 em staking.
Com a nova proposta, apenas o Ruby Steel receberá recompensas caso o usuário tenha staking – e elas seriam cortadas para 0,5%. Enquanto isso, os cartões Royal Indigo/Jade Green teriam cortes de 3% para 0,5% – sem staking – e 1,5% com staking.
Por fim, os cartões de nível avançado, que geram 8% de recompensa, teriam o percentual cortado para de 1% a 5%.
Os cortes passariam a valer a partir de 1º de junho, mas quem possui staking na Crypto.com até 1º de maio manteria as taxas atuais durante 180 dias. Mas agora as taxas deverão ser atualizadas e colocadas no site.
Leia também: Dados de identidade em blockchain não foram vazados, afirma CPQD
Leia também: Solana enfrenta nova instabilidade e fica sete horas sem produzir blocos
Leia também: Os 5 principais hardwares para minerar Bitcoin em 2022