Início » Últimas Notícias » Jack Dorsey cria fundo para defender desenvolvedores do Bitcoin contra processos judiciais
Processos

Jack Dorsey cria fundo para defender desenvolvedores do Bitcoin contra processos judiciais

Jack Dorsey cria fundo para defender desenvolvedores do Bitcoin contra processos judiciais
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Jack Dorsey, fundador e ex-CEO do Twitter, resolveu criar uma nova iniciativa voltada para o Bitcoin (BTC). O executivo resolveu criar um “Fundo de Defesa Legal Bitcoin”, voltado para ajudar desenvolvedores a arcar com processos jurídicos.

O novo fundo foi revelado por meio de um e-mail vazado por Zack Voell. De acordo com a mensagem, Dorsey juntou-se a Alex Morcos, cofundador do Chaincode Labs, e Martin White, um acadêmico na Universidade de Sussex.

Publicidade

O novo fundo ajudará a fornecer uma defesa legal para os desenvolvedores de Bitcoin. Conforme explicou Dorsey, a medida visa protegê-los contra litígios de múltiplas fontes.

“Contencioso e ameaças continuadas estão tendo o efeito pretendido. Os réus individuais escolheram capitular na ausência de apoio jurídico. Nesse sentido, propomos uma resposta coordenada e formalizada para ajudar a defender os desenvolvedores”, afirmou o e-mail.

Desenvolvedores de código aberto, sobretudo do BTC, muitas vezes atuam de forma independentes. Ou seja, não recebem salário ou apoio financeiro e, portanto, estão suscetíveis à pressão legal. O caso mais emblemático foi do desenvolvedor Cobra, processado por Craig Wright.

O anúncio foi enviado em uma lista de discussão para desenvolvedores de Bitcoin, Bitcoin-Dev, às 00:13:45 UTC. Ele foi publicado no site da Linux Foundation, mas até a finalização deste texto Dorsey não confirmou sua autenticidade.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Fundo sem fins lucrativos

No e-mail, Dorsey afirma que o Fundo de Defesa Legal será uma entidade sem fins lucrativos. O valor do fundo não foi revelado, mas os recursos serão gastos exclusivamente na solução de litígios. Dessa forma, ele visa minimizar as dores de cabeça jurídicas que desencorajam os desenvolvedores a atuar no BTC.

“O principal objetivo deste fundo é defender os desenvolvedores de ações judiciais em relação às suas atividades no ecossistema de Bitcoin, incluindo encontrar e manter o advogado de defesa, desenvolvendo a estratégia de litígios e pagando contas legais”, afirmou.

Inicialmente, o fundo incluirá voluntários e advogados em tempo parcial para ajudar os desenvolvedores. Haverá um conselho que será responsável por determinar quais ações judiciais e réus que ajudarão defender.

O fundo já conta com seu primeiro projeto: assumir a defesa de um caso intitulado “Tulip Trading Lawsuit“. Este caso foi movido por Ramona Ang contra os desenvolvedores, alegando suposta conduta indevida no acesso a uma fortuna de BTC.

Publicidade

Leia também: Senado vai analisar três projetos para regulamentar criptomoedas 

Leia também: Dona do Mercado Bitcoin adquire exchange de Portugal CriptoLoja

Leia também: Terra valoriza 9% e supera BSC tornando-se a segunda maior blockchain do mercado DeFi

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário