O Arsenal FC, um dos principais clubes de futebol do Reino Unido, foi repreendido pelo regulador de publicidade do país por promoção “irresponsável” e “enganosa” de seu Fan Token.
De acordo com a Advertising Standards Authority (ASA), os anúncios eram irresponsáveis porque eles “minimizavam” os investimentos em criptoativos.
Os Fan Tokens do Arsenal foram lançados em 12 de julho deste ano, em parceria com a Socios.com, emissora do token Chiliz (CHZ).
Esse alerta do regulador é importante porque cada vez mais clubes, do Brasil e do mundo, lançam seus tokens de torcedor.
O caso mais recente do Brasil foi o Sport Club Internacional, que lançou seu fan token também em parceria com a Socios.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Os fan tokens permitem que seus compradores participem das decisões internas dos clubes sobre determinados assuntos. Quanto mais tokens um apoiador possui, mais pesado é seu voto.
Em contrapartida, para os clubes, os fan tokens fornecem principalmente uma receita extra.
Polêmica com Fan Tokens do Arsenal
Sobre o projeto do Arsenal, a ASA criticou dois anúncios em particular. Um deles no Facebook e outro no site do clube.
A postagem no Facebook, que apareceu em 12 de agosto, dizia que os torcedores em posse do token $AFC poderiam votar na música que o clube tocaria em caso de vitória.
Contudo, de acordo com a ASA, ambos os anúncios foram irresponsáveis porque banalizam o investimento em criptoativos. Além disso, os anúncios não informaram sobre o risco do investimento.
A postagem no Facebook foi enganosa, de acordo com a agência, pois não esclareceu que os tokens precisavam ser comprados com criptomoedas.
Por sua vez, o Arsenal disse que os tokens diferem das criptomoedas, que são um meio de pagamento.
Isso porque foram projetados apenas para entretenimento e para incentivar a participação dos fãs. O clube também negou que os anúncios visassem investir em criptomoedas.
A popularidade das criptomoedas vem chamando a atenção do ASA. No início deste mês, por exemplo, o regulador censurou anúncios de empresas cripto, incluindo Coinbase e eToro.
Mas, ao que parece, a repreensão por parte da ASA não impactou o preço do fan token do Arsenal. No momento da escrita, o token está custando US$ 3,45, tendo valorizado cerca de 3% nas últimas 24 horas.
Leia também: Mais de 75% dos detentores de Bitcoin estão no lucro, revela Glassnode
Leia também: Clube de futebol Gama lança Utility Token na Binance Smart Chain
Leia também: El Salvador faz nova compra em data cabalística para o Bitcoin