Início » Últimas Notícias » Prévia da inflação atinge maior nível desde 2004, superando expectativas
IPCA em alta

Prévia da inflação atinge maior nível desde 2004, superando expectativas

Prévia da inflação atinge maior nível desde 2004, superando expectativas
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A inflação voltou a quebrar recordes no Brasil, conforme a divulgação da prévia do índice de julho. O chamado IPCA-15 atingiu 0,72% e atingiu seu maior valor para o mês desde 2004. Na ocasião, o IPCA-15 registrou 0,93%, maior valor da série histórica.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultado, o IPCA acumula alta de 4,88% em 2021 e de 8,5% nos últimos doze meses. A estimativa do mercado para o IPCA de julho era de 0,64%.

Publicidade

Habitação e alimentos pesaram no bolso

O IBGE também divulgou a variação do IPCA por setores, bem como o peso de cada um deles na composição do aumento mensal. O maior impacto foi no setor de habitação, que subiu 2,14% em julho, representando 0,33 pontos percentuais (p.p.) no IPCA-15.

Em seguida vieram os gastos com transportes, com alta de 1,07% e 0,22 p.p. de peso no índice. Dentro deste grupo, a maior alta foi das passagens aéreas (35,64%). A título de comparação, o preço das passagens teve queda de 5,63% em junho. Por sua vez, o preço da gasolina subiu 0,50% e acumula forte alta de 40,32% em 12 meses.

As despesas com alimentação também ficaram mais caras, com um aumento de 0,49% em julho, acima do registrado em junho (0,41%). Seu peso no índice foi de 0,1% p.p. A feira doméstica registrou o maior crescimento: 0,47%, uma alta superior a 200% em relação ao mês passado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em contrapartida, os gastos com saúde tiveram deflação em julho, com queda de 0,24%. A principal queda ocorreu no preço dos plano de saúde (-1,36%), devido ao reajuste negativo de -8,19% autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 8 de julho.

Inflação volta a preocupar brasileiros

A divulgação do IPCA-15 reforçou com dados o que muitos brasileiros sentiram no bolso: o dinheiro está valendo cada vez menos. De fato, a inflação aumenta conforme a quantidade de sacolas na feira diminui de tamanho e peso.

Na última quarta-feira (21), o UBS Group divulgou os resultados de sua pesquisa trimestral que avalia o sentimento do investidor com a economia. Para 79% dos respondentes, a inflação continuará a crescer nos últimos 12 meses, sendo que 64% deles enxerga uma alta superior a 5%.

Publicidade

O temor não é apenas brasileiro, visto que a inflação também começou a incomodar nos Estados Unidos. Segundo o UBS, 57% dos investidores norte-americanos acreditam que os preços subirão nos Estados Unidos também.

Leia também: Banco Central lança solução para facilitar uso do Pix no e-commerce

Leia também: Empresário de criptomoedas escapa de sequestro no Rio de Janeiro

Publicidade

Leia também: Criptomoedas podem disparar 150% se o Bitcoin romper resistência

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário