O ramo de finanças descentralizadas, ou DeFi, é constantemente movimentado por novos projetos.
Essa dinâmica torna difícil acompanhar todos os detalhes dos lançamentos, criando uma abertura para possíveis fraudes. Foi o que aconteceu com as ofertas iniciais de moedas (ICO, na sigla em inglês) em 2017.
Visando auxiliar novos investidores, a Binance lançou um guia para evitar projetos que podem ser golpes.
Entendendo os principais objetivos
O momento é muito oportuno. A Binance Smart Chain, rede da exchange, está vendo uma grande movimentação em volume.
Trata-se de um ecossistema DeFi criado pela própria Binance, que tem atraído novos investidores em razão das baixas taxas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Tendo em vista que muitos podem se deixar levar, o passo mais simples é entender o objetivo do projeto. Grande parte dos criptoativos do mercado não costumam trazer inovações que fujam do padrão.
Diante disso, o ideal é entender qual é ter sensibilidade para decifrar aqueles que estão tentando apenas chamar a atenção. Isso porque é possível encontrar boas chamadas, porém, com pouca ou nenhuma entrega.
A Binance Academy ainda ressalta que é importante ler os “diferenciais” do projeto. Se um token DeFi se diz o sucessor do Ethereum, é importante avaliar o motivo.
“Já jogou onde?”
O DeFi tem uma ligação direta com códigos abertos, ou open source. Dessa forma, a verificação da atividade do desenvolvedor pode ser mapeada.
Repositórios como o GitHub são um bom lugar para avaliar se o desenvolvedor já atuou em outros projetos.
Para aqueles que ainda possuem um conhecimento um pouco maior em programação, é possível investigar por conta própria e ver se o “interior” do projeto faz sentido.
Caso o programador tenha surgido “do nada” com códigos mirabolantes, é possível que o projeto seja um golpe.
Saber quem estar por trás
Embora Satoshi Nakamoto seja até hoje uma incógnita, o mesmo não pode ocorrer com criadores de projetos recentes. Assim, não é aconselhado confiar em projetos cujos fundadores são desconhecidos.
O motivo é simples: a chance dos responsáveis fugirem com dinheiro de investidores sem que nunca tenham problemas é grande.
Não apenas isso, mas eles podem retornar com novos projetos e enganar mais pessoas.
A Binance Academy ressalta que, apesar das ferramentas de análises atuais, identificar os fundadores ainda é um método muito útil para evitar sofrer golpes.
Leia também: Dash pode dobrar de preço mesmo após valorizar 100%
Leia também: Especialista desmente teoria de concentração de posse no Bitcoin
Leia também: Veterano diz: Bitcoin é o único barco para escapar de pobreza