Na quarta-feira (20), tanto o Bitcoin.org quanto o Bitcoincore.org receberam ameaças de uma ação legal vinda de advogados de Craig Steven Wright — também conhecido como “Falso Satoshi”.
Em uma carta, o cientista da computação que alega ser o criador do Bitcoin exigiu que os sites removam o white paper da criptomoeda.
Segundo ele, os direitos autorais sobre o documento lhe pertencem, bem como a propriedade dos sites mencionados:
“[Os advogados] também afirmam que ele é Satoshi Nakamoto, o pseudônimo criador do Bitcoin e o proprietário original do bitcoin.org. Bitcoin.org e Bitcoincore.org foram convidados a retirar o white paper. Acreditamos que essas reivindicações não tenham mérito e nos recusamos a fazê-lo”, disse o Bitcoin.org em nota.
Bitcoin Core obedece e Bitcoin.org acusa de autocensura
Embora o Bitcoin.org tenha se recusado a remover o white paper, o Bitcoin Core acatou o pedido.
“Infelizmente, sem nos consultar, os desenvolvedores do Bitcoin Core lutaram para remover o white paper do Bitcoin do bitcoincore.org, em resposta a essas alegações de violação de direitos autorais. Dando crédito a essas falsas alegações”, disse o Bitcoin.org.
Ainda de acordo com a nota, o site o Bitcoin Core foi modificado para remover as referências ao white paper. Da mesma forma, o PDF do documento foi excluído.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Segundo o Bitcoin.org, “ao se render dessa forma”, o Bitcoin Core deu munição aos inimigos do Bitcoin. Além disso, se envolveu em autocensura e comprometeu sua integridade.
Agora, Bitcoin.org disse que essa rendição permitirá aos inimigos dizer que o Bitcoin Core “sabe” que Wright é Nakamoto.
Paralelamente, o dono do Bitcoin.org, conhecido como Cobra, anunciou no Twitter uma arrecadação para a defesa contra as alegações de Wright:
“Se você quiser contribuir com Bitcoin.org para a defesa legal contra as reivindicações de direitos autorais de CSW [Craig Wright] sobre o white paper e suposta propriedade do domínio.
Temos um endereço de doação: 3E8ociqZa9mZUSwGdSmAEMAoAxBK3FNDcd.
Não podemos deixar isso continuar. F**a-se Craig”, tuitou Cobra nesta quinta-feira (21).
Dono do Bitcoin Core se defende
Enquanto isso, o proprietário do Bitcoin Core, Wladimir J. van der Laan, explicou que removeu o documento porque não pretende ser um mártir:
“Então, deixe isso ficar claro: estou feliz em manter o código principal do Bitcoin. Mas não serei pessoalmente um mártir do Bitcoin. Depende de vocês, como bitcoiners, protegê-lo”, tuitou o principal mantenedor do repositório do Bitcoin no GitHub.
Van der Vaan ainda disse que “essa coisa é sobre descentralização e sistemas distribuídos”, por isso, ele não tem interesse nisso.
Por fim, ele destacou:
“Definitivamente não sou pago o suficiente para fazer isso.”
Leia também: Bitcoin em US$ 30 mil é boa hora para acumular, diz analista
Leia também: Especialistas indicam motivos para a queda do Bitcoin
Leia também: Gasto duplo no Bitcoin? BitMEX identifica transação suspeita