Início » Últimas Notícias » PIX servirá para pagar contas de luz com tarifas menores

PIX servirá para pagar contas de luz com tarifas menores

PIX servirá para pagar contas de luz com tarifas menores
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Banco Central do Brasil (Bacen) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) firmaram um acordo para permitir o uso do PIX para pagamentos de contas de luz.

A expectativa, segundo o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, é reduzir a tarifa de energia por meio desta cooperação.

Publicidade

O acordo foi assinado entre as instituições nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, conforme informou o jornal O Globo. 

Reflexo positivo nas tarifas

Pepitone explicou que, através do PIX, será possível reduzir o custo operacional para as distribuidoras. Atualmente, elas precisam contratar instituições bancárias para viabilizar o pagamento das contas.

Além disso, o diretor-geral da Aneel observou que essa redução de custo operacional vai “ser capturada, compartilhada com o consumidor, trazendo reflexo positivo nas tarifas”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçou a fala de Pepitone. Para ele, o PIX vai influenciar na eficiência das distribuidoras elétricas.

Não só as distribuidoras elétricas, como também outros setores que adotarem o meio de pagamento:

“Vale lembrar que o instrumento de meio de pagamento instantâneo reduz o custo operacional das empresas de uma forma geral porque você tem uma diminuição de custo tanto de tempo, quanto o custo operacional”, destacou. 

Religamento mais rápido

Outro benefício da adoção do PIX para o setor é um religamento mais ágil em casos de corte de luz por inadimplência. 

Publicidade

“Nós podemos listar outros benefícios do PIX, como a regularização mais rápida do inadimplemento dos consumidor, uma vez que o pagamento da fatura em atraso cai imediatamente na conta da distribuidora, não sendo necessário esperar 24 horas ou 48 horas para o processamento bancário, evitando então a manutenção do desligamento indevido e proporcionamento de uma religação mais célere”, explicou Pepitone.

Mais uma opção de pagamento

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resoluções do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, observou que o PIX será mais uma opção de pagamento além das já existentes.

Para ele, a possibilidade pagamento da fatura de serviços básicos pelo PIX é essencial para que todos os cidadãos brasileiros conheçam o novo meio de pagamento.

Leia também: 10.000 BTC foram a leilão por R$ 100 e ninguém se interessou

Publicidade

Leia também: PagSeguro compra subsidiária brasileira da Wirecard após escândalo

Leia também: Bolsonaro afirma que registros no PIX podem começar já em outubro

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil