Início » Últimas Notícias » BIS afirma que pandemia pode impulsionar demanda por moedas digitais de bancos centrais
Moedas digitais

BIS afirma que pandemia pode impulsionar demanda por moedas digitais de bancos centrais

BIS afirma que pandemia pode impulsionar demanda por moedas digitais de bancos centrais
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Um boletim divulgado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) na sexta-feira, 03 de abril, observou que “a pandemia de Covid-19 levou a preocupações públicas sem precedentes sobre transmissão do vírus por meio do uso de dinheiro em espécie”.

De acordo com o boletim, a pandemia poderá desencadear uma mudança no comportamento de pagamentos. Preocupações de que o dinheiro em espécie possa ser um vetor para a disseminação da doença – algo que já levou o governo da China a ordenar a destruição de cédulas de renminbi – podem estimular a demanda por métodos de pagamento digitais, como as moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDC).

Publicidade

E embora o BIS aponte que “os cientistas observam que a probabilidade de transmissão do vírus por meio de cédulas de dinheiro é baixa quando comparada a outros objetos tocados com frequência”, os bancos centrais adotaram medidas para ajudar a amenizar esses medos, como o já citado exemplo chinês.

Ainda assim, como escreveram os autores do aviso, é preciso cautela na adoção de pagamentos digitais para evitar que grupos de pessoas fiquem excluídos do sistema.

“Uma avaliação realista dos riscos de transmissão através de dinheiro em espécie é particularmente importante porque pode haver consequências distributivas de qualquer afastamento do dinheiro. Se o dinheiro geralmente não for aceito como meio de pagamento, isso poderá abrir uma ‘divisão de pagamentos’ entre aqueles com acesso a pagamentos digitais e aqueles que não possuem acesso. Isso, por sua vez, pode ter um impacto especialmente grave nos consumidores não bancários e idosos.”

Como um dos fatores positivos, o BIS destaca que “as infraestruturas de pagamento operadas pelos bancos centrais, resilientes e acessíveis, poderiam rapidamente se tornar mais proeminentes, incluindo as CBDCs”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Certamente, o aviso não prevê que as CBDCs (que existem amplamente no campo da pesquisa e experimentação, com esforços mais avançados vistos saindo do banco central da China) possam mudar o cenário de pagamentos mundial, mas sim o cenário de pandemia persistente, que já infectou mais de 1,3 milhão de pessoas no mundo inteiro.

“No contexto da crise atual, o CBDC precisaria, em particular, ser concebido, permitindo opções de acesso para as interfaces técnicas sem banco e sem contato, adequadas para toda a população. A pandemia pode, portanto, colocar as solicitações de CBDCs em foco mais agudo, destacando o valor de ter acesso a diversos meios de pagamento e a necessidade de qualquer meio de pagamento ser resiliente a uma ampla gama de ameaças”, conclui o documento.

Leia também: Boletins da CVM destacam efeitos do coronavírus no mercado

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “BIS afirma que pandemia pode impulsionar demanda por moedas digitais de bancos centrais”

  1. Pingback: Coronavírus aumenta busca por moedas digitais de bancos centrais, diz funcionário do BIS - Bitcoin My Faucet

Deixe um comentário