Início » Últimas Notícias » Chefe da Cardano compara Fed com esquema de pirâmide financeira

Chefe da Cardano compara Fed com esquema de pirâmide financeira

Chefe da Cardano compara Fed com esquema de pirâmide financeira
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A comunidade de criptomoedas no Twitter reagiu com horror às notícias de que o Banco Central dos Estados Unidos (Fed) recebeu um mandato para imprimir o dinheiro que fosse necessário para evitar uma crise financeira mais profunda devido à pandemia de coronavírus. Na prática, uma impressão maciça e infinita de dólares para salvar os mercados.

Charles Hoskinson, CEO da desenvolvedora de Cardano IOHK chegou a escrever uma mensagem na segunda-feiram 23 de março que estava “recebendo uma verdadeira vibração do OneCoin”, do dólar americano, referindo-se ao suposto esquema de pirâmide OneCoin e comparando-o com a emissão de dólares do Fed.

Publicidade

Em uma entrevista ao programa 60 minutos da CBS, o presidente do Federal Reserve Bank de Minneapolis, Neel Kashkari, referiu que “há uma quantidade infinita de dinheiro no Federal Reserve”. “Isso foi literalmente o que o Congresso nos disse para fazer. Essa é a autoridade que eles nos deram: imprimir dinheiro e fornecer liquidez ao sistema financeiro”, esclareceu.

Seria o Fed um esquema de pirâmide?

A ideia do Fed receber o aval para imprimir uma quantidade infinita de dinheiro novo provocou a comparação de Hoskinson com a OneCoin. A suposta pirâmide foi responsável pela captação de pelo menos US$4 bilhões de investidores nos EUA. O golpe se deu com a emissão de um token que, logo depois, foi descoberto que não tinha qualquer valor subjacente.

Embora seja uma comparação forçada para muitas pessoas, existe um certo sentido. Assim como a OneCoin, o atual dólar emitido pelo Fed não possui qualquer lastro real em um ativo subjacente (como o ouro) ou em alguma tecnologia (como a criptografia). A emissão de novos dólares – bem como o seu valor – dependem da confiança na política financeira do Fed e do governo norte-americano, assim como a OneCoin dependia da confiança na durabilidade do esquema.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, a emissão de moeda gera o que se chama de efeito Cantillon, chamado assim em homenagem ao economista francês Richard Cantillon (1680-1734). Em resumo, esse efeito afirma que, ao emitir dinheiro, o governo faz com que os primeiros destinatários da nova moeda gozam de padrões de vida mais altos à custa dos indivíduos posteriores, que recebem um dinheiro já desvalorizado pelos efeitos da inflação. Algo muito similar aos esquemas de pirâmide, que tendem a enriquecer quem está no topo e entrou no esquema antes e gerando perdas a quem entrou mais tarde.

Ou seja, realmente existem mais semelhanças entre a atuação do Fed e os esquemas de pirâmide do que poderíamos supor.

Leia também: Novo programa de expansão monetária do Fed beneficiará Bitcoin, afirmam especialistas

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário