Uma pesquisa realizada pela empresa focada em monitoramento de transações Blocknative, com dados da Coin Metrics, revelou que, nos últimos 10 anos, o número total de transações de criptomoedas excedeu os 3,1 bilhões.
Primeiro “censo” do ecossistema blockchain
De acordo com o relatório, publicado pela Blocknative, em 24 de fevereiro, o valor foi calculado somando o número total de transações em 24 blockchains públicas. A empresa disse que o levantamento pode ser o “primeiro censo do ecossistema de todas as transações públicas de blockchain desde o início do bloco de gênese do Bitcoin”.
A pesquisa também mostra que mais de 37%, isto é, mais de 1 bilhão das transações em blockchain da história, ocorreram em 2019. No mesmo ano, o Bitcoin (259,2 milhões de transações) e o Ethereum (242,8 milhões de transações) representaram 44% do volume total de transações globais de blockchain.
Apesar disto, o aumento real ocorreu em 2017, como é possível verificar no gráfico abaixo. Segundo a Blocknative, a tendência de crescimento é “encorajadora”.
O gráfico acima inclui informações das 24 blockchains públicas com a maior contagem de transações anuais de transferência. Dentre elas, estão o Ethereum, Ethereum Classic, Bitcoin, Bitcoin SV, Bitcoin Cash, Bitcoin Gold, Tether, Ripple, Litecoin, Binance Coin, Dash, Decred, DigiByte, Dogecoin e EOS.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Mais de US$4,6 trilhões em transações
O estudo também revela que o volume de dólares de todas as transações de blockchain de 2009 a 2019 ultrapassou US$4,6 trilhões. Desse total, 96% ocorreram entre 2017 e 2019.
Os autores do estudo calcularam uma taxa média de crescimento de 44% para os próximos cinco anos. Se isso se concretizar, no futuro, mais 20 bilhões de novas transações de blockchain poderão ser feitas. Nesse ritmo, a demanda por Ethereum, Bitcoin e talvez EOS cruzará o limite de 1 bilhão de transações por ano em 2023.
Leia também: Paxos, JPM Coin e MakerDAO são convidadas pela CFTC para discutir impacto de stablecoins