Confira algumas das notícias mais importantes que circularam pelos veículos nacionais e internacionais:
Criminosos pensam que Bitcoin era perfeito para cometer crimes, mas estão enganados
Oficiais de justiça têm utilizado a blockchain para rastrear transações e identificar criminosos suspeitos de usarem bitcoins para fins ilícitos, como por exemplo o recente ataque cibernético WannaCry, no qual hackers sequestraram dados de vítimas e pediram resgate em moeda digital. Porém, apesar dos criminosos poderem manter suas identidades anônimas, outras informações não podem ser mantidas às escuras, uma vez que toda transação de Bitcoin é registrada na blockchain e tal registro é de acesso público. O co-fundador da Chainalysis, Jonathan Levin, afirma que a blockchain “é a fonte da verdade”. A Chainalysis desenvolve softwares para análise de dados da blockchain e seus produtos têm ajudado diversos órgãos públicos, dentre eles a Receita Federal dos EUA, a obter informações sobre como criminosos estão usando a moeda.
Opinião: o livre mercado e os danos de uma regulamentação do bitcoin
Artigo de Luciano Rocha sobre as consequências maléficas que a criação de uma regulamentação para o mercado de criptomoedas brasileiro poderia ter no momento atual vivido pela indústria. Para ele, a regulação poderia reduzir a competição entre as empresas e reduzir a qualidade dos serviços prestados, principalmente, pelas exchanges nacionais.
União Europeia investe cerca de US$6 milhões em startups de Blockchain
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Seis startups europeias receberam financiamento para pesquisas e desenvolvimentos relacionados à tecnologia blockchain. Por volta de US$6 milhões foram disponibilizados no âmbito do projeto Horizonte 2020, programa de inovação da União Europeia. A iniciativa se tornou um dos pontos focais para o trabalho com blockchain. No mês passado, a Comissão Europeia, braço executivo do bloco, disse que planeja criar uma competição chamada “Blockchains for Social Good” que funcionaria em conjunto com o Horizonte 2020.
Vinny Lingham divulga guia sobre como lançar ICOs
Vinny Lingham, CEO da Civic Identity Verification, plataforma de identidade segura que utiliza a tecnologia blockchain como base, escreveu um guia sobre como gerenciar ICOs em uma momento em que a indústria das moedas digitais enfrenta agitação regulatória nos seus maiores mercados. No guia, intitulado “Breve introdução às ICOs”, Vinny explica que a administração de uma ICO é mais complexa do que parece. “Na realidade, não é assim tão simples. Este processo demora meses e estamos falando de trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana”, explicou.
Embaixada Blockchain abre sede na Cidade do Panamá
Foi inaugurado na Cidade do Panamá (capital do Panamá) um novo ponto de encontro para entusiastas do bitcoin, chamado Embaixada Blockchain. Localizado no Balboa Boutiques Strip Mall na Avenida Balboa, o espaço contém roupas estilizadas com mensagens do universo cripto, cafeteria, cervejas artesanais e até um espaço de coworking. Além disso, irá promover aulas e apresentações sobre criptomoedas. O Panamá foi escolhido para ser sede da nova embaixada por ser um ponto turístico que recebe pessoas de todo o mundo e também por ser um importante centro financeiro e logístico.