No final do ano passado, o modelo de linguagem ChatGPT, treinado com um extenso corpo de textos, causou sensação com sua capacidade de dar respostas coerentes às perguntas feitas pelos usuários em vários idiomas, inclusive português e inglês, e até mesmo responder questões sobre temas como História, Física e Matemática.
Desde então, ele tem vencido diversos desafios, como fazer provas de qualificação para advogado nos Estados Unidos e do curso de Engenharia Elétrica do MIT. Diante disso, resolvemos então fazer ao ChatGPT algumas perguntas sobre o mercado de criptomoedas. Pedimos, por exemplo, que ele apontasse que fatores podem contribuir para que as criptomoedas se valorizem neste ano. Ele citou alguns, confira nos tópicos seguintes.
- Maior adoção institucional
O ChatGPT apontou que a crescente aceitação das criptomoedas por parte de instituições financeiras tradicionais, como bancos e fundos de investimento, tem contribuído para o aumento da demanda por criptoativos, processo que pode continuar. Além disso, ele argumenta, a entrada de novos atores, alguns deles de grande porte e bastante tradicionais, pode criar um aumento na confiança dos investidores na rentabilidade das criptomoedas.
Isso é especialmente interessante porque, embora a versão do ChatGPT não esteja ligada em tempo real aos fatores, mas sim atualizada com um conjunto de textos até uma data-limite, sua resposta alinha-se ao que temos visto recentemente: a cotação do Bitcoin impulsionada pelo pedido da gigantesca gestora de ativos BlackRock de permissão à SEC para criação de um fundo ETF de Bitcoin.
- Aumento da conscientização e do interesse do público
A inteligência artificial também observou que o processo de conscientização do público sobre as vantagens das criptomoedas e o concomitante crescimento do interesse em investimentos com eles ou em seu uso no comércio devem continuar por mais algum tempo. Isso pode aumentar a demanda pelas criptomoedas e levar à valorização delas.
- Eventos macroeconômicos
Neste ponto, reconhecidamente, entramos no terreno do imprevisível ou pelo menos do difícil de prever, mas fatores macroeconômicos, como instabilidade política, crises financeiras ou inflação em certos países, podem levar as pessoas a buscar refúgio nas criptomoedas como uma alternativa de investimento.
Além disso, certas configurações de política econômica, como as mudanças na trajetória dos juros esperadas para o Brasil e nos Estados Unidos, podem favorecer o Influxo de fundos para o mercado cripto, levando à elevação das cotações dos ativos negociados nele.
- Avanços tecnológicos
O ChatGPT também apontou que o contínuo desenvolvimento de tecnologias blockchain e o lançamento de atualizações e melhorias nas redes das criptomoedas são fatores que podem aumentar a utilidade e, consequentemente, a atratividade desses ativos. Exemplos disso são implementações que aumentem a escalabilidade das redes ou aprimorem a segurança e a agilidade das transações.
- Desenvolvimento de ecossistemas e casos de uso
À medida que mais projetos de criptomoedas apresentam mais utilidades para as criptomoedas e à medida que mais ecossistemas são criados em torno das plataformas desses ativos, o valor dessas moedas digitais pode aumentar. Esse fator é ainda mais acentuado nos casos de projetos que resolvem de forma inovadora problemas reais de seus usuários, por exemplo, em campos como os das finanças, da logística e da saúde.
- Escassez e halving
A inteligência artificial também lembrou que a dinâmica das cotações de alguns ativos digitais, entre os quais o mais famoso é o Bitcoin, é afetada pelo fato de terem um suprimento limitado. A escassez deles, especialmente se combinada com a redução da taxa de emissão de tokens, como no halving do Bitcoin, pode criar um aumento da demanda em relação à oferta disponível, o que pode levar a uma valorização dos ativos.
Aproximadamente a cada quatro anos, o número de bitcoins oferecidos aos mineradores como recompensa por bloco criado é reduzido à metade. Isso ocorre até que tenham sido minerados os 21 milhões de bitcoins a que se limita o suprimento da moeda digital. O próximo halving do Bitcoin deve acontecer em maio do ano que vem, e há fortes discussões sobre qual será o tamanho do seu impacto sobre a cotação da criptomoeda.
O que o ChatGPT acha das criptomoedas mais conhecidas?
Quando questionado sobre as criptomoedas mais conhecidas, a inteligência artificial afirmou que o contínuo aumento na quantidade de aplicações descentralizadas baseadas na rede Ethereum pode impulsionar o valor de Ether. O Bitcoin, por sua vez, como criptomoeda mais antiga, mais conhecida e de maior valorização de mercado, deve continuar recebendo influxo de fundos e, especialmente, atenção de investidores institucionais, como a já citada BlackRock.
A Binance Coin, que é a criptomoeda nativa de uma das maiores exchanges do mundo, a Binance, deve, na opinião do ChatGPT, continuar a desfrutar de ampla adoção, a qual provavelmente aumentará à medida que o ecossistema da Binance se expande.
O ChatGPT não é um profeta ou oráculo, e ele próprio faz ressalvas relacionadas às limitações de seus conhecimentos e sobre as dificuldades de prever os rumos de algo como o mercado de criptomoedas, volátil e influenciado por diversos fatores imprevisíveis.
Todavia, sua capacidade de articular informações espalhadas por uma enorme diversidade de textos e utilizá-para responder a novos desafios e situações é interessante, ademais, aponta para uma revolução que a aplicação cada vez mais comum da inteligência artificial a um número cada vez maior de atividades humanas causará.
Como a inteligência artificial pode impactar o mercado cripto?
A capacidade da inteligência artificial de analisar miríades de dados, relacioná-los entre si e detectar padrões que possam ser esclarecedores e até ser explorados apresenta potencial de transformar o investimento em criptomoedas das seguintes formas:
Análise de dados
Como outros mercados de grande porte, o de criptomoedas gera uma enorme quantidade de dados em tempo real, entre os quais cotações, volumes de negociação, sentimentos expressos nas redes sociais e notícias que podem afetar os ativos. A inteligência artificial pode explorar esses conjuntos de dados, inabarcáveis pela cognição humana, e extrair deles padrões que possam orientar os investidores na realização de suas operações.
Previsão de preços
Redes neurais e algoritmos de aprendizado de máquina podem ser usados na criação de modelos capazes de realizar previsões do comportamento das cotações de ativos. Embora, pela natureza volátil do mercado cripto e pelos diversos fatores que o influenciam, seja praticamente impossível prever perfeitamente seu comportamento, a inteligência artificial pode fornecer importantes insights aos investidores e aprimorar a precisão das previsões.
Negociação automatizada
Algoritmos de negociação automatizada podem usar a inteligência artificial para negociar criptomoedas de acordo com parâmetros e estratégias pré-estabelecidas por seus usuários. Entre as vantagens de que desfrutam sobre negociadores humanos, estão sua agilidade, que lhe permite aproveitar mesmo oportunidades de pouca duração, sua infatigabilidade, que lhe permite atuar ininterruptamente e evitar erros causados pelo cansaço, e sua objetividade, que elimina vieses emocionais.
Aliás, os impulsos gerados pelo calor da emoção são grandes motivos de prejuízo no mercado. Alguns exemplos conhecidos são o FOMO (ansiedade por comprar um ativo por medo de perder uma oportunidade) e a falácia dos custos irrecuperáveis, que inclina uma pessoa a continuar investindo recursos (dinheiro, esforço, etc.) em uma situação pouco promissora porque não quer perder o que já foi investido
Segurança e prevenção de fraudes
A capacidade da inteligência artificial de analisar uma enormidade de dados em tempo real e detectar padrões relevantes permite a detecção de atividades suspeitas, prevenindo fraudes e aprimorando a segurança do mercado de criptomoedas.
Exemplos do uso da inteligência artificial no mercado cripto
Exemplos de como a influência da inteligência artificial já se faz sentir no mercado cripto incluem projetos como AiDoge e yPredict, ambos os quais aliam criptomoedas e inteligência artificial para resolver problemas de seus usuários.
AiDoge
AiDoge é um projeto em desenvolvimento que disponibilizará ferramentas para a geração e o compartilhamento de memes. Segundo a equipe do projeto, mesmo pessoas sem experiência no uso de ferramentas gráficas poderão criar memes com altas probabilidades de se tornarem virais graças às poderosas ferramentas de inteligência artificial treinadas com a ajuda de um conjunto bastante extenso de memes.
O ecossistema do AiDoge também contará com um mural no qual os usuários poderão compartilhar com os demais suas criações e serem recompensados se elas se destacarem. O AiDoge também permitirá que seus usuários convertam os memes que criarem em tokens não fungíveis, facilitando o compartilhamento deles e eliminando dúvidas sobre autoria.
Para ter acesso aos recursos do AiDoge, os usuários deverão usar créditos, os quais serão obtidos com a realização de staking do token de utilidade do projeto, $AI. O token, inclusive, angariou aproximadamente US$ 15 milhões de dólares na pré-venda e encontra-se disponível em exchanges como a MEXC.
A ligação entre a realização de staking de tokens de $AI e o acesso aos recursos da plataforma favorece o engajamento de longo prazo dos usuários e pode favorecer a valorização do criptoativo. O cronograma do projeto, postado no site deste, informa que, até o fim deste ano, todos os recursos do AiDoge devem estar disponíveis para os usuários.
Poderosa combinação de Inteligência Artificial e memes
Um dos pontos fortes do projeto AiDoge é pôr a inteligência artificial a serviço da solução de um problema a que seus usuários dão grande importância. Na internet, os memes têm grande visibilidade e são usados para apresentar argumentos, divertir ou explorar os acontecimentos do dia.
A equipe do AiDoge aponta a frequente regurgitação em ambientes virtuais, como redes sociais, dos mesmos velhos memes embolorados. Ademais, lembra que muitas pessoas gostariam de criar memes interessantes e com potencial viral, mas não o fazem por falta de familiares com as ferramentas gráficas e falta de jeito para traduzir seus pensamentos em imagens de impacto, deficiências que a tecnologia do AiDoge pode compensar.
yPredict
Os usuários do yPredict terão acesso a dados e a análises do mercado, extraídos ou gerados por algoritmos de inteligência artificial avançados. Os criadores de modelos de predição de mercado poderão apresentar suas criações no marketplace do projeto e receber 75% do valor das assinaturas adquiridas pelos interessados em usá-las.
Para viabilizar as transações no yPredict e alinhar os interesses de criadores de modelos de predição e os dos usuários destes, o projeto faz uso de um token de utilidade chamado YPRED, que poderá ser colocado em staking por seus detentores.
Como o staking desse ativo será remunerado com uma porção dos valores das assinaturas adquiridas, a renda passiva obtida pelos detentores da criptomoeda poderão ser consideravelmente superiores às que podem ser obtidas em outros projetos cripto.
O projeto yPredict também disponibilizará um terminal de negociação de ativos e ferramentas para análise gráfica dos comportamentos de ativos, levando em conta centenas de indicadores, e dos sentimentos demonstrados nas redes sociais.
O token de utilidade YPRED terá seu suprimento limitado a 100 milhões de tokens, dos quais 80 milhões terão sido vendidos no decorrer da pré-venda, que, até o momento, arrecadou pouco mais de US$ 2,5 milhões de dólares. O token está sendo vendido ao equivalente a 9 centavos de dólar. O preço planejado para sua listagem inicial é de 12 centavos de dólar.
Conclusão
A inteligência artificial tem feito grandes avanços e é recrutada para uso em cada vez mais áreas como complemento ou mesmo substituta da inteligência humana. O mercado de criptomoedas certamente será influenciado por essa tendência. Alguns projetos, como AiDoge e yPredict, já procuram tirar vantagem do potencial da inteligência artificial e da tecnologia de blockchain para satisfazer necessidades de seus usuários.
Um dos pontos fortes dos dois projetos citados que podem levar à valorização dos tokens de utilidade com que viabilizam suas transações é o grande interesse público pela inteligência artificial, estimulado pelas façanhas de modelos de linguagem como ChatGPT, da startup OpenAI, e Bard, do Google.
Também deve ser levada em conta a importância que os usuários atribuem aos problemas a serem resolvidos por esses projetos: negociar criptomoedas com sucesso e criar memes interessantes com elevado potencial viral.
É preciso, contudo, que cada investidor interessado em um ou mais projetos que aliam inteligência artificial e criptomoedas faça sua própria pesquisa e tome sua decisão com base em suas percepções, seus recursos, seu nível de tolerância ao risco e seus objetivos.
Aviso: Este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.
Leia também: InQubeta (QUBE) ultrapassa Uniswap (UNI) e Aave (AAVE) em termos de potencial de crescimento
Leia também: Análise de preços das criptomoedas para junho: Tradecurve, Floki e Cosmos
Leia também: Pepe Whale que fez US$ 1,23 milhões em uma hora identificou este próximo investimento que pode mudar sua vida