O Mitsubishi UFJ Financial Group do Japão (MUFG) anunciou oficialmente que lançará um novo sistema de pagamento baseado em blockchain, de acordo com um comunicado publicado em 12 de fevereiro.
O quinto maior banco do mundo está trabalhando no projeto em parceria com a rede de entrega de conteúdo dos Estados Unidos Akamai e o objetivo é que seja lançado no primeiro semestre de 2020.
Como reportado pelo Cointelegraph, apelidada de “Global Open Network”, a plataforma pretende utilizar o alcance do setor de pagamentos do MUFG para consolidar sua posição no mercado de pagamentos com blockchain cada vez mais competitivo.
O MUFG e a Akamai anunciaram uma parceria pela primeira vez em maio do ano passado, publicando uma descrição do que se tornaria o Global Open Network e definindo uma data de lançamento para o início do ano fiscal de 2018 que ainda não foi realizado.
“A nova rede de pagamentos será um serviço de pagamento diversificado equipado com uma interface que pode ser usada como uma rede de comunicações e incluindo funções para a transferência e gestão de valor através da blockchain”, explicou o comunicado, acrescentando:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Isso permitirá uma redução significativa dos custos de transação para todos os tipos de serviços de pagamento e poderá suportar uma grande expansão no número de transações.”
O MUFG embarcou em vários empreendimentos de blockchain nos últimos meses, entre os quais uma iniciativa para desenvolver um corredor de remessas com o Brasil usando a Ripple.
Também em maio, o MUFG sugeriu que começaria a testar sua própria criptomoeda em 2019, tendo originalmente revelado planos para sua criação em 2016.
Leia também: Segundo maior Banco do Japão vai lançar uma criptomoeda própria e planeja integrá-la ao Alibaba